MIRANTE

28 DE MAIO DE 2011

Caso Palocci
O crescimento em quatro anos do patrimônio do ministro Palocci ainda está na mídia. Agora, resolveram acusar o PSDB de quebrar o sigilo do ministro. Nos bastidores, até então, a conversa era outra. Diziam que “os números sobre o faturamento de Palocci era de fogo amigo”, isto é, de quem ocupou a Casa Civil antes de Dilma, no governo Lula. A conferir.

Apoio 1
O prefeito de São Bernardo já trabalha com o pensamento voltado para a sucessão municipal de 2012. Em São Bernardo, o grupo do Paço mantém contato com políticos locais, que têm votos, para apoiar a reeleição do prefeito Marinho. Na semana que passou, conseguiram tirar o ex-vereador Laurentino Hilário (PSDB) da assessoria do deputado Orlando Morando. Outros estão sendo sondados como o ex-deputado Edinho Montemor, etc.

Apoio 2
O prefeito de São Caetano também se movimenta nesse sentido, apesar de poder se candidatar. Assim, quer reforçar o time de quem pretende apoiar na eleição do próximo ano. Conseguiu, semanas atrás, levar para o secretariado da Prefeitura o vereador Gilberto Costa, até então um inimigo figadal de assessores do prefeito. Outros nomes também estão sendo contatados.

Apoio 3
O prefeito Ravin e sua equipe, ao que tudo indica, estão mais preocupados com o dia-a-dia da Prefeitura do que com a sucessão municipal, que já está batendo na porta. A única movimentação foi a caminhada eleitoral, na quarta (18), do prefeito com o governador Alckmin pelas principais ruas da cidade. O que se percebe, no momento, é o “fogo amigo” querendo o lugar de Dinah Zekcer na chapa a ser comandada pelo prefeito. Será que vai ficar só nisso?

Encontro
Dirigentes do PSC (Partido Social Cristão), o engenheiro Edgard Brandão e Armando Neves tiveram um encontro, no sábado (21), com o deputado estadual Edinho Silva (PT) e com o presidente do diretório do PT de Santo André, Luiz Turco. O assunto foi sobre a sucessão municipal de 2012.

Quer mais
O PTB de São Bernardo, presidido por Frank Aguiar, está se preparando para as eleições municipais do próximo ano. Para isso, o presidente do diretório estadual, deputado Campos Machado, estará em junho, numa quinta (9), para abonar a filiação de novos membros. Segundo Frank, o PTB pretende eleger três vereadores em 2012.

Adesão
O ex-prefeito Maurício Soares, secretário do prefeito Luiz Marinho, em entrevista à mídia, declarou que “Marinho pode vencer a eleição no primeiro turno em 2012”. Maurício foi o responsável pela adesão do ex-vereador Laurentinho Hilário ao grupo do Paço.

Telefonema
Um prestigiado assessor do prefeito de São Bernardo, dias atrás, telefonou para o deputado William Dib. A conversa, obviamente, foi sobre política.

Ministra
O prefeito Luiz Marinho, na quinta (26), cancelou todos os seus compromissos agendados para sexta (27) para receber a ministra Miriam Belchior, que esteve no Consórcio Intermunicipal para uma reunião com todos os prefeitos do ABC sobre viabilidade de parcerias entre o Consórcio e o governo de Dilma Rousseff para execução de projetos. Esse é o primeiro compromisso oficial de Miriam no ABC, desde que assumiu o ministério do Planejamento. Os prefeitos entregaram a ministra uma Carta de Prioridades da região, entre elas um Plano de Mobilidade, com investimentos em infra-estrutura e nos meios de transporte público.

Transportes
A Comissão de Transportes e Comunicações da Assembléia Legislativa aprovou por unanimidade, após ser sabatinada, a indicação de Karla Bertocco Trindade para compor o Conselho Direto da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Trans-portes do Estado). O deputado Orlando Morando (PSDB), membro da Comissão, foi o relator do processo.

Polichinelo
Bastidores políticos de São Caetano comentam, de modo intenso, que o comando do Palácio da Cerâmica não consegue mais ocultar o fato de que a candidata ungida do prefeito José Auricchio para a própria sucessão, ano que vem, é a médica Regina Maura Zettone Grespan. Ligada de modo estreito ao chefe do Executivo, um empresário também próximo ao prefeito estaria “oferecendo” o cargo de vice-prefeito na chapa da pré-candidata a diversos políticos, inclusive alguns que fracassaram nas urnas como candidatos a vereador em eleições passadas. A conferir.

Tufão
O Palácio da Cerâmica está sob intenso fogo cruzado nos círculos políticos. Alguns observa-dores lembram que haveria evidentes indícios de que o comando do governo municipal quer “varrer” da vida política a maioria dos vereadores que possuem mandatos sucessivos e estiveram ligados a antigas lideranças da cidade. Assim, vem preparando chapa própria de candidatos ao Legislativo. O chefe do gabinete de Auricchio, o dentista Luiz Antonio Cicaroni seria um dos principais postulantes. A ver.

Babel
A Torre de Babel está sendo revivida em termos de articulações pré-eleitorais na cidade, comenta-se no Legislativo, porque na oposição ao Executivo todos conversam com todos na tentativa de formar um grupo – com amplo espectro ideológico – sólido para derrotar o prefeito nas urnas em 2012. Político com ampla experiência chega a comentar que, de outro lado, não será tarefa fácil enfrentar o Palácio da Cerâmica, porque o grupo ligado ao atual prefeito teria controlado posições-chave. As urnas deverão responder à dúvida.