Marcha
Um trompetista tocou a “Marcha Fúnebre” durante uma entrevista coletiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, na quarta (26), em Brasília. Ele também tocou a música “Tá na hora de o Jair já ir embora”, composição que era cantada pelos adversários do então presidente durante a campanha do segundo turno das eleições de 2022. O trompetista, Fabiano Leitão, é figura conhecida no Congresso, trabalhou em gabinetes de parlamentares do PT. É comum ele tocar o instrumento em meio a eventos públicos ou acontecimentos relevantes em Brasília.
Em defesa
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi às redes sociais defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que na quarta (26), se tornou réu por tentativa de golpe de Estado após julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi unânime. “Meu presidente da República é o Jair Bolsonaro e vou ser candidato à reeleição. Não é justo tirar Bolsonaro do jogo, é um candidato super viável, é a maior liderança da direita, foi o cara que me abriu as portas”, disse.
Em defesa I
Tarcísio disse que “eles sabem” que Bolsonaro é “um ator muito forte” e que ele irá ganhar a eleição para presidente da República em 2026. “É um cara que se for para eleição ele vai ganhar, não tenho dúvida disso. Hoje, muita gente que fez o “L” está desencantada, decepcionada. Então, todo mundo está vendo o rumo que o País está tomando e a gente vai estar junto com o Bolsonaro, até debaixo d’água”, completou.
De volta
A Câmara de São Caetano aprovou o retorno da cidade ao Consórcio Intermunicipal do ABC, na terça (25). São Caetano havia se desligado do Consórcio ABC em janeiro de 2023. “O retorno de São Caetano é de extrema importância para esta retomada da governança regional no ABC. Juntos, podemos pensar as melhores políticas públicas para nossa região e trabalhar unidos por melhores condições de vida aos moradores das sete cidades”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima.
Reunião
Os prefeitos de São Paulo, Ricardo Nunes; São Bernardo, Marcelo Lima; Mauá, Marcelo Oliveira; Diadema, Taka Yamauchi; Ribeirão Pires, Guto Volpi e Rio Grande da Serra, Akira Auriani participaram, na segunda (24), de reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo (CDRMSP), que reúne representantes de 39 municípios. Na ocasião, foram discutidos temas como a Polícia Municipal, Enel, PEC 66 (que trata dos precatórios), ampliação do Smart Sampa para demais regiões da Grande São Paulo e o serviço de mototáxi.
Agenda
A vice-prefeita de São Caetano, Regina Maura Zetone (PSD), foi a anfitriã, na segunda (24), do 2º Encontro dos Vice-Prefeitos do ABC, em uma cafeteria do bairro Santo Antônio. Regina demonstrou, na prática, que o papel de vice mudou: vice não tem mais papel figurativo, tem agenda cheia. Além da reunião, esteve, na segunda (24), em São Paulo, onde formalizou parceria com a Google Brasil para São Caetano. Na terça (25), recebeu do Governo de SP, o Prêmio Excelência Educacional para São Caetano e, na quarta (26), esteve em Curitiba (PR), para participar do Smart City Expo, maior evento de cidades inteligentes das Américas.
Participação
O vice-prefeito de Mauá, Juiz João, durante reunião dos vice-prefeitos, fez um alerta: “Se pegarmos a Alesp, a Câmara e o Senado, não temos nem 17% de mulheres como políticas. Temos 54% da população mulheres. A legislação eleitoral determina que 30% dos candidatos sejam mulheres. Então, temos que ter a coerência de falar, não é 30% de candidatas, mas 30% de eleitas, no mínimo”, defendeu. O comentário não é à toa. João sabe dos obstáculos enfrentados pelas mulheres. Sua mãe, Celcina Pereira Fernandes, foi uma das primeiras vereadoras na década de 1980 no ABC.
Inclusão
Os presidentes das sete Câmaras Municipais da região solicitaram a inclusão de um representante do Poder Legislativo de cada município para participar do Consórcio Intermunicipal do ABC. O objetivo, segundo ofício assinado pelos presidentes, é o acompanhamento dos trabalhos a serem desenvolvidos, envio de sugestões e participação. Foi solicitada a nomeação do presidente de cada Câmara como membro titular e de um suplente previamente designado.
Benefício
A Prefeitura de São Bernardo tornou permanente a gratuidade no transporte público municipal para pessoas entre 60 e 65 anos. A medida, que estava vigente apenas por decreto, ganhará caráter de lei, com a aprovação, na quarta (26), de projeto do Executivo na Câmara. O prefeito Marcelo Lima sancionou a lei, que foi publicada no Diário Oficial de sexta (28). Agora, a gratuidade passa a ser um benefício assegurado por lei em todas as 67 linhas municipais da cidade.
Lados
O atual secretário de Segurança Urbana de São Paulo, ex-prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, esteve, na quinta (27), na Câmara de Santo André, para acompanhar a entrega do título de cidadão andreense ao ex-presidente da República Michel Temer, enquanto que o ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra, na mesma data, compareceu ao debate promovido pelo Grupo LIDE, com Temer.
Adicione um comentário