MIRANTE

29 DE NOVEMBRO DE 2014

Na moita 1
Na surdina, o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), considerado um dos políticos mais astutos e sileciosos em ação, espera assumir o Ministério das Cidade, no governo de Dilma Rousseff. Fundou o PSD para ter um partido para chamar de seu, que virou uma potência política razoável. Fez dois governadores e na Câmara Federal seu partido está atrás somente do PT, PMDB e PSDB em termos de bancada. 

Na moita 2
Kassab quer mais. Lidera campanha para fazer renascer o Partido Liberal, que virou o atual PR. Espera que o PL não seja nem de esquerda, nem de direita e nem de centro. Assim, poderá atrair gente de toda coloração em 2015, pois não há limites para o troca-troca com novos partidos. Com o estrago da Operação Lava Jato pode fazer nas siglas como o DEM, antigo partido de Kassab, podem ser absorvidas. O objetivo é começar a disputar o espaço ocupado pelo PMDB.

Gastar menos
A atual administração de Santo André impôs determinadas medidas para diminuir os gastos públicos. A principal decisão foi o corte dos 300 celulares corporativos usados pelos funcionários do primeiro e segundo escalões. As secretarias também estão diminuindo os gastos públicos supérfluos, etc. Tudo isso é para diminuir o déficit deixado pela antecessor, ex-prefeito Aidan Ravin que ultrapassava os R$  100 milhões. A prefeitura também sofre com a queda na arrecadação.

Vergonha
As eleições terminaram no ABC. O que ficou é que São Bernardo se tornou a cidade mais politizada do ABC. A vergonha ficou por conta dos eleitorados de Santo André e Mauá, que elegeram um deputado estadual cada uma. Diadema e São Caetano não elegeram nenhum deputado. São Bernardo, por sua vez, tem um eleitorado esclarecido, pois conseguiu eleger quatro deputados estaduais e dois federais. Para isso, 274,9 mil eleitores, quase metade do total de eleitores da ordem de 573,8 mil, votaram nos seis deputados eleitos. Nas demais cidades locais, os eleitores votaram em candidatos de fora. São Bernardo, assim, mostrou que é um enorme exemplo aos demais eleitores da região.

Problema
A oposição à atual administração de São Bernardo já tem um pepino para resolver até 2016, quando será realizada eleição para prefeito. Morando (PSDB), o mais votado na cidade na eleição passada, com 103,2 mil votos, terá que disputar com o ex-prefeito William Dib (PSDB) no diretório municipal do partido quem será o candidato. Assim, os membros da diretoria terão que escolher, em eleição fechada, um dos dois.

Travada 1
São Bernardo, em um curto espaço de dias, ficou com o trânsito travado e provocado por um enorme congestionamento em cada dia na área central e nas vias que dão acesso ao Paço Municipal. Numa manhã, um perigoso acidente envolvendo alguns carros em Piraporinha conseguiu congestionar o trânsito no Paço e até na Pereira Barreto.

Travada 2
Outro acidente aconteceu na madrugada de quarta (19) num poste na Rua João Pessoa, além de congestionar todo o trânsito no centro e avenidas na área central e também deixou todas lojas e residências sem luz até o final da tarde. Quem vai pagar o prejuízo das empresas que ficaram sem energia elétrica o dia inteiro. A Eletropaulo? Meses atrás, um funcionário dessa empresa, que fazia conserto nessa rua, disse que a Eletropaulo não faz mais manutenção nas redes elétricas porque diminuiu de 8 mil para 3 mil trabalhadores.

Vai voltar
Miriam Belchior, ministra do Planejamento, que trabalhou junto com a presidente Dilma Rousseff no governo de Celso Daniel, em Santo André, não vai participar do segundo mandato da atual presidente, ao que tudo indica. Miriam foi convidada para assumir a secretaria de Planejamento Urbano de São José dos Campos. Sobre esse convite o prefeito Luiz Marinho (PT) alegou que os prefeitos de Santo André e Mauá querem “arrastar Miriam para a região”. São José dos Campos tem como prefeito o petista Carlinhos de Almeida.

Cidadão
O delegado seccional de Polícia Civil de São Bernardo, Waldomiro Bueno Filho, vai receber o pergaminho com o título de Cidadão São Bernardense, em sessão solene, na quinta (4), às 19h30, nas dependências do Plenário da Câmara Municipal. O presidente da Comissão Organizadora e autor de homenagem é o vereador Palinha.

Empresários
Dois políticos de São Bernardo estão entrando na área empresarial de educação com a instalação de uma nova faculdade na cidade. Ao que tudo indica, no próximo ano, provavelmente, a cidade ganhará mais uma faculdade.

Nova CPI
A Câmara de São Caetano quer reabrir a CPI para investigar problemas na área da Saúde. No entanto, oposicionistas ainda estão colhendo as assinaturas. No início do mandato, quem comandava a Saúde era o secretário que foi para outra secretaria mais perto do prefeito.

Como é?
Nos meios políticos de São Caetano, comentário nas conversas reservadas surge sempre a   frase seguinte: a cidade tem prefeito, mas quem manda é o todo-poderoso secretário.

Licitação
A Prefeitura de São Caetano, dias atrás, finalizou o trabalho de uma licitação para escolha da agência de propaganda que irá atender a atual administração. A que exerce o trabalho no momento deve atender a USCSC e DAE.