O ano de 2016 marca o 30º aniversário de um ícone do automobilismo que revolucionou o segmento de carros esportivos no ano de 1986, quando começou a ser produzido. O primeiro BMW M3 estabeleceu um novo padrão pelo qual os outros fabricantes de automóveis se baseariam e, depois de cinco gerações do modelo, o M3 ainda é referência nos dias de hoje.
A BMW Motorsport, precursora da divisão BMW M, foi extremamente rigorosa no que diz respeito à tecnologia automotiva aplicada no desenvolvimento da primeira geração do BMW M3. Os esforços deram origem a um carro esportivo de alto desempenho – baseado no BMW Série 3, já produzido em larga escala – e adequado ao uso diário. Ao longo das três décadas seguintes, a BMW M refinou sua pioneira e mais bem-sucedida criação, de geração em geração, sempre com o cuidado de preservar as características originais do M3. O resultado disso é que, até hoje, não há outro automóvel que combine de maneira tão afinada o DNA esportivo, a praticidade diária e a emoção na condução em um pacote tão completo quanto este.
O 30º aniversário do BMW M3 é uma oportunidade única de olhar para o trás e relembrar quatro variações do modelo bem peculiares que, por diversos motivos, não conseguiram passar da fase de protótipo: a picape BMW M3, de 1986; o BMW M3 Compact, de 1996; o BMW M3 Touring, de 2000, e a segunda versão da picape BMW M3, revelada em 2011.