MIRANTE

31 DE MARÇO DE 2012

“Doutor”
Meios políticos, que atuam nos bastidores em campanhas eleitorais, sempre comentam se há eficiência ou não nos candidatos que utilizam o “Dr” (Doutor) antes de seus nomes numa eleição. Para alguns, o “Dr”, antes do nome, ajuda a identificar o candidato, como no caso de profissionais liberais serem chamados no dia-a-dia de “doutores”. Para outros, o “Dr” nem sempre ajuda. Ao contrário, prejudica. A justificativa para isso é que somente os candidatos a vereador procuram colocar o “Dr” antes de seus nomes na procura de facilitar ao eleitor no reconhecimento do candidato. Na eleição para prefeito, governador, presidente da República e Senado, com raras exceções, os candidatos, como são mais conhecidos, procuram utilizar apenas um nome e sem mais nada. Por exemplo: Lula, Dilma, Covas, Montoro, Serra, Marta (Suplicy), Dib, Morando, Itamar, Mercadante, Suplicy, Alex, FHC, Auricchio, etc.

Nomes curiosos
Outros candidatos procuram utilizar junto ao seus nomes as empresas e os locais onde prestam serviços. Em Santo André o vereador Gilberto “Primavera”, dono da rede de supermercado Primavera; vereador Sargento Juliano. Na Câmara de São Bernardo tem dois doutores: Dr. Fábio Landi (PSD) e Dr. Gilberto França (PMDB); Miranda da Fé (DEM) e Pastor Ivanildo Santana (PTB). Em São Caetano, vereador usou Sidão da Padaria para se eleger; agora usa seu próprio nome: Sidnei Bezerra da Silva.

Mesmo número
A Câmara de Santo André não vai aumentar o número total de vereadores de 21 para 27 cadeiras na próxima legislatura, que se inicia em 2013, em sessão realizada na quinta (22). Dois vereadores, o presidente José Francisco e Marcelo Chehade, secretário, assinaram o projeto de lei para aumentar o total de vereadores. Colocada em votação, o projeto foi rejeitado por 17 votos contra dois a favor. Os vereadores Almir Cicote e José Ricardo, ambos do PSB, não estavam presentes ao plenário.

Bastidores
Em conversas reservadas, advogados locais revelam, com muita cautela, que a Justiça poderá criar obstáculos danosos a uma pré-candidatura a prefeito na região nos próximos meses, principal-mente quando as campanhas eleitorais estiveram em ritmo acelerado. A conferir.

Nota
O deputado federal William Dib (PSDB), coordenador regional do PSDB, em nota distribuída, que “é importante ressaltar que o PPS é um aliado de primeira hora do PSDB” e que “Alex Manente reafirmou que apenas lançaria seu nome se tivesse chance reais de vitória”. Para o candidato, “Dib foi fundamental na concretização dessa aliança política”.

Novo partido
O restaurante São Judas Tadeu, na rota do frango com polenta, São Bernardo, na terça (27), foi o local escolhido para troca de idéias para a criação de um partido árabe. Deputados libaneses, presentes no encontro, discursaram sobre o assunto com membros das colônias árabe e islâmica. O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, também estava presente.

Voz do ABC
Finalmente, o ABC pode voltar a ter voz e melhorar seu prestígio político. Depois de algumas semanas, a bancada de oito deputados estaduais do ABC resolveu se unir com a finalidade de pressionar o governador Alckmin a fim de que os trens da Linha 10 – Turquesa da CPTM  retornem ao ponto final na Estação da Luz e não mais no Brás. Também vereadores e prefeitos vão se unir com os deputados na empreitada. O ABC foi muito rebaixado pelo presidente da CPTM e, por incrível que pareça, ninguém reagiu a tamanha humilhação. Parece que, agora, o ABC vai voltar a ter Voz na política estadual. Vamos aguardar.

Vice
A cada dia que passa, aumenta o número de políticos de São Bernardo interessados no cargo de vice-prefeito na chapa do prefeito Luiz Marinho. Principalmente, alguns vereadores de partidos locais estão se posicionando como interessados em apoiar a reeleição do prefeito desde que possam indicar o candidato à vice. É esperar para ver.

Oba-oba
É impressionante a exposição da pré-candidata a prefeito de São Caetano, assessora Regina Maura, na mídia chapa-branca da cidade. Em todas as semanas está sempre nas manchetes da primeira página.

Cartada
O prefeito José Auricchio joga uma grande carta na próxima sucessão municipal em São Caetano. Se conseguir eleger sua sucessora, vai conseguir manter no poder municipal o PTB, no qual está há mais de 30 anos ininterrupto. Se não conseguir, vai ficar com o mico nas mãos por não ter conseguido manter o PTB como “dono” da prefeitura local.

Vice
O vereador Paulo Pinheiro (PMDB), ao que tudo indica, não deverá ter problema para registrar sua candidatura pelo seu novo partido (PMDB). Assim, o passo seguinte será a de conseguir um candidato a vice que possa vir com vontade e também como votos.

Deu na mídia
A mídia deu muito destaque ao falecimento de Millôr Fernandes, misto de jornalista, escritor, dramaturgo e cartunista. Entre as várias atribuídas a Millôr, uma das marcaram época foi a seguinte: “Imprensa é oposição, o resto é armazém de secos e molhados”.