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93% dos brasileiros já fizeram compras online; classe C é maioria

A classe C é maioria nas compras online, totalizando 35% dos consumidores digitais no Brasil, segundo pesquisa inédita da Conversion. O estudo também mostra que 93% dos brasileiros conectados já realizaram compras pela internet, evidenciando o potencial de alcance e crescimento do e-commerce nacional. O levantamento conta com a participação de e-consumidores dos 26 estados do país e explora as principais tendências e hábitos do mercado digital 2017.

“Na contramão da recessão, o ano de 2017 teve um início positivo para a maior parte dos segmentos no e-commerce, e as perspectivas são bastante otimistas”, diz Diego Ivo, CEO da Conversion. Segundo o executivo, os indicadores mostram que as compras online estão cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros, que têm mostrado mais maturidade digital nos últimos anos. “Essa familiaridade dos compradores com a dinâmica dos meios digitais, assim como as expectativas que alimentam sobre as compras pela internet, reforçam o grande potencial de crescimento do e-commerce no Brasil”, finaliza.

Experiência de compra X confiança do consumidor

De acordo com os organizadores da pesquisa, a classe média tem se atentado cada vez mais a experiência de compra, o que tem impulsionado uma melhoria contínua dos serviços digitais. Os dados deste ano apontam que 70% dos usuários buscam referências nos selos de segurança antes de comprar um produto. Além disso, 70% dos participantes consideram os sites Reclame Aqui e Google as melhores fontes para medir a reputação de uma marca.

Todo esse respaldo ao consumidor tem contribuído para um cenário extremamente positivo ao mercado de e-commerce: segundo o estudo, 71 % dos compradores se sentem seguros e confiantes ao realizar uma compra online.

 Ações estratégicas para o e-commerce

A pesquisa ainda mostra outros indicadores relevantes ao e-commerce brasileiro, como as ações para vender mais produtos. De acordo com o levantamento, 84% dos consumidores, incluindo todas as classes sociais, comprariam mais se o frete fosse sempre grátis. Além disso, o cupom de desconto é considerado a melhor forma de fidelizar um cliente (77%). Pensando no comportamento de busca, na hora da “olhadinha”, 78% dos consumidores pesquisam no Google – busca mais comum, independentemente de sexo, faixa etária, escolaridade, classe social e região do país.

Esses e outros pontos, tais como perfil de compra por sexo, classe social e região, produtos mais procurados, influência do uso das mídias sociais, compras realizadas por dispositivos móveis, principais formas de pagamento e jornada de compra, são levantados no estudo. Para acessá-lo, basta fazer o download.