Emoções tomaram conta dos jovens que se formaram, nesta terça (01), na 7ª turma do Projeto Pescar, promovido pela Unipar em parceria com a Fundação Pescar. Após seis meses de curso, onde desenvolveram habilidades pessoais e socioafetivas, além de adquirirem conhecimento técnico e profissional, os alunos, com idade entre 16 e 19 anos, receberam o diploma.

Nesta edição do projeto, participaram 20 alunos. Foram abordados temas como ética, cidadania, comunicação, empreendedorismo, produção industrial e manutenção. Ao final do curso, os jovens saem preparados para enfrentar desafios profissionais e construir projetos de vida com mais autonomia.
“O projeto é uma parceria com a Fundação Pescar, onde selecionamos estudantes de Santo André e Rio Grande da Serra para aprenderem temas de sustentabilidade, gestão empresarial, gestão industrial, cidadania, entre outros, de forma que a gente possa apoiar o desenvolvimento da nossa comunidade”, explica o diretor executivo industrial da Unipar, Ricardo Congro.
A ação é voltada a moradores de Rio Grande da Serra e Paranapiacaba e oferece uma formação completa baseada nos pilares: desenvolvimento pessoal e socioafetivo, que prepara os jovens para os desafios do mercado de trabalho; o desenvolvimento social e cidadão, que incentiva uma participação ativa e consciente na sociedade; e o desenvolvimento técnico e profissional, que amplia as possibilidades de atuação no mundo profissional.
“Qualquer projeto que a gente tenha contato com jovens da região é um projeto importante, que faz a diferença na vida das pessoas e na sociedade em geral. Fazer parte de um projeto igual este é maravilhoso, ver os jovens fazendo carreira. Tem muitos jovens que terminam o projeto e acabando entrando na empresa, fazendo parte da família Unipar”, revela o diretor da fábrica de Santo André, Pedro Röhl.
Segundo a educadora do projeto Pescar, Cecilia Raissa, o curso trabalha o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. “É um projeto que lida muito com a parte socioemocional dos jovens, além de aprendem ferramentas para usar no mundo profissional e ainda aprendem sobre produção industrial. O dia da formatura é um dia muito feliz, onde conseguimos reunir os jovens, os voluntários e os responsáveis”, disse a educadora.
“É um projeto fantástico, que transforma a vida dos jovens, como transformou a minha vida. Através do Projeto Pescar eu consegui meu emprego de Jovem Aprendiz. Digo que a experiência que tive no Projeto Pescar mudou minha vida, porque aprendi como funciona uma fábrica, uma empresa, aprendi como se portar, como falar com as pessoas. O projeto é um local onde somos acolhidos, os funcionários são muito receptivos com os jovens do projeto. A Cecília é uma ótima educadora e o projeto agrega demais na vida do jovem porque ele aprenda a dinâmica do mercado de trabalho”, disse Melissa da Silva, uma das alunas desta edição.
“Entrei no projeto com a vontade de me conhecer melhor e saber o queria para minha vida profissional. O projeto é incrível, tenho muita gratidão pela educadora Cecília, pela Unipar, pelo Projeto Pescar. Saio daqui realizada, com uma visão diferente do meu futuro e agora tenho certeza do que quero ser, só tenho a agradecer”, completou a aluna Isabella Martins.

Adicione um comentário