Negócios

Braskem capacita catadores do Jardim Alzira Franco

Catadores aprendem sobre o reaproveitamento de materiais, o upcycling

A Braskem realizou, nesta quarta (02), a cerimônia de entrega de certificados dos participantes do projeto Transformando e Circulando no Jardim Alzira Franco.

A iniciativa, realizada em parceria com o Coletivo NASA e a Prefeitura de Santo André, promove a capacitação de catadores, que aprendem sobre o reaproveitamento de materiais, o upcycling, fomentando a economia circular, a geração de renda e o desenvolvimento sustentável nas comunidades do entorno.

Os alunos participam de oficinas de marcenaria, mosaico e artesanato com recicláveis. Após a cerimônia de entrega dos certificados, foi aberta a exposição das obras produzidas pelos catadores.

Exposição das obras produzidas pelos catadores

“Este projeto foi apoiado pelo 3º edital Braskem Projetos que Transformam, que é uma iniciativa onde buscamos projetos locais, da comunidade, que possam atender as vocações do território, as demandas das comunidades. O projeto foi realizado em parceria com a Prefeitura de Santo André e o Coletivo NASA. É uma rede, uma união de instituições, formando pessoas, buscando geração de renda para população do entorno”, explicou a coordenadora de Relações Institucionais da Braskem Sudeste, Thais Rodrigues.

“Uma parceria fantástica entre a Braskem, o Coletivo Nasa e a Prefeitura de Santo André. A qualificação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico, faz a diferença na vida das pessoas, abre portas”, pontoou Evandro Banzato, secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André.

Voluntária do projeto, Alda Soares, que também já participou do Empreendedoras Braskem, ressaltou a importância do projeto para a região.

“Sou moradora do Jardim Alzira Franco. Já participei do Empreendedoras Braskem. Foi um curso muito interessante, pois sou empreendedora na área da costura criativa e curso me abriu a mente para saber valorizar meu trabalho, saber cobrar de maneira correta e me formalizar. Já me engajei em vários projetos na comunidade e agora fui voluntária no Circulando e Transformando, patrocinado pela Braskem. É muito importante para a região, para valorizar o trabalho dos catadores. Além de gostar do projeto, eu gosto do artesanato. Foi um projeto muito enriquecedor”, revelou Alda, que é dona do Atelier Alda Soares. A empreendedora permanece inscrita no programa “Valorize” da Braskem, onde integrantes e parceiros podem entrar em contato para adquirir e conhecer seus produtos.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário