
Delijaicov Filho, Curador da Pinacoteca por 27 anos
Conheci o artista plástico João Delijaicov Filho em 1978, na sede da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, durante a abertura da exposição sobre o tema “Festa Junina”.
Diretor do Departamento de Cultura e Esportes, o convidei para levar aquela mostra para nossas bibliotecas. A cidade ainda estava adquirindo experiência em acolher exposições. Artistas como Prati, Zé Cordeiro, Giancarlo Zanini, Conceição Silva, Elias Luiz, James Lisboa e João Cândido participavam das mesmas.
Criada em 31 de março de 1975, pelo prefeito Geraldo Faria Rodrigues, em 26 de novembro de 1980 o prefeito Tito Costa e o secretário Fernando Leça inauguraram oficialmente a Pinacoteca de São Bernardo, com 74 obras, no Centro Cultural do Bairro Assunção, na Sala Odete Tavares Bellinghausen.
João trabalhou na Prefeitura de São Bernardo por 30 anos, sendo 27 anos como Curador da Pinacoteca, que hoje possui acervo de 1500 obras, de 430 artistas, sendo 220 do ABC e 152 da cidade.
João foi um dos fundadores da ASBA (Associação São-bernardense de Belas Artes) e seu Diretor Artístico. ASBA, fundada em 18 de maio 1958, ficava na Rua Padre Lustosa, 48.
Segundo João, “um curador de pinacoteca é responsável pelo acervo de uma forma geral. Tem de ter disposição para cuidar e preservar obras, catalogar, difundir, promover e coordenar eventos e exposições”.
P or sua dedicação, recebeu o carinhoso apelido de João dos Quadros. Parabéns, João Delijaicov Filho, por tudo que fez pelas artes plásticas em nossa cidade.
Hoje, a Pinacoteca está localizada na Rua Kara, 105, Jardim do Mar, São Bernardo.
Tércio A. Nelli – integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)

Adicione um comentário