MIRANTE

09 de Agosto de 2025

Tarifaço
O tarifaço de 50% sobre a importação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos entrou em vigor, na quarta (6), atingindo 906 municípios brasileiros, de acordo com levantamento do Estadão. As empresas mais afetadas estão nos municípios do Sudeste e Sul do País, as duas regiões que mais exportam para os EUA. No Estado de São Paulo, entre os municípios mais afetados estão Piracicaba, que vende máquinas e peças para os americanos; Matão, com preparações de frutas, e Ribeirão Pires, que tem fábricas de armas vendidas aos Estados Unidos.

Influência
O PSD, de Gilberto Kassab, elegeu como uma das prioridades para as eleições de 2026 ampliar o número de deputados estaduais, federais e senadores em todo o Nordeste, principal reduto do PT. O objetivo é ampliar a capilaridade da sigla e se ganhar peso para tratativas no xadrez político da região.

Influência I
Apesar do PSD ter voo solo para governos estaduais no radar, encabeçar chapas não é a intenção, mas sim inclui filiar políticos locais, sem fechar a porta para alianças estratégicas. Em Estados como Bahia, Ceará e Piauí, por exemplo, a legenda estará no palanque de petistas. Na eleição de 2024, o PSD foi o partido que mais fez prefeituras no País. No Nordeste, elegeu 273 prefeitos.

Presença
O ato, denominado “Reaja, Brasil”, em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Av.Paulista, no domingo (3), reuniu mais de 37 mil pessoas, mas teve um trio elétrico esvaziado em relação aos outros protestos de apoiadores bolsonaristas realizados em São Paulo. A principal ausência foi a do próprio Bolsonaro, mas nenhum dos presidenciáveis da direita foi ao ato. Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Ronaldo Caiado (União BR) de Goiás; e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, não compareceram ao ato.

Presença I
Nem o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), nem a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estiveram presentes. Compareceram o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o vice-prefeito, Ricardo Mello Araújo (PL), o deputado federal e líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Nikolas Ferreira (PL-MG), também deputado federal.

Agenda
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), passou cinco dias sem agendas públicas, na última semana, e focou em compromissos internos no Palácio dos Bandeirantes. Foi a primeira vez, desde fevereiro último, que isso ocorreu em dias úteis, de segunda a sexta-feira da mesma semana. O período se estendeu até quarta (6), posto que Tarcísio passou por procedimento médico para destruir nódulos na tireoide, no domingo (3). Por conta da intervenção, ele não foi ao ato bolsonarista na Avenida Paulista.

Eleito
O empresário Paulo Skaf foi eleito, na segunda (4), presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Concorrendo em chapa única, a nova diretoria recebeu 99% dos votos válidos e tomará posse no dia 1º de janeiro de 2026 para um mandato de quatro anos, até 31 de dezembro de 2029. Dos 131 sindicatos, 105 estavam aptos a votar e 100 votos foram considerados válidos. Skaf presidiu a entidade entre 2004 e 2021 e retornará à presidência da Fiesp após quatro anos, sucedendo Josué Gomes da Silva, cujo mandato se encerra em 31 de dezembro de 2025.

Reeleito
O presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Rafael Cervone, foi reeleito, na segunda (4), para o mandato de 2026 a 2029. O pleito envolveu as 38 diretorias regionais e as quatro distritais da entidade, que conta com cerca de 8 mil empresas associadas em todo o território paulista. Cervone, que assumiu a presidência do Ciesp pela primeira vez em janeiro de 2022, também se elegeu, novamente, como primeiro vice-presidente da Fiesp. A nova gestão começará em janeiro de 2026.

Lançamento
O ex-prefeito e atual presidente estadual do PSDB, Paulo Serra, realizou, em um espaço de eventos, no bairro Morumbi, em São Paulo, na quarta (6), o lançamento do seu programa semanal “Cidade Forte, Brasil Forte”, que será exibido na Band TV, a partir deste domingo (10), às 9h. O evento contou com a presença do vice-governador, Felicio Ramuth (PSD), do presidente da Alesp, André do Prado (PL), da esposa e deputada estadual, Ana Carolina Serra, dos familiares, amigos, membros do governo Gilvan Ferreira, dos prefeitos de São Bernardo, Mauá, Diadema e Rio Grande da Serra; mas não houve o comparecimento de colegas do ninho tucano, apenas de Marco Vinholi, diretor técnico do Sebrae-SP.

Momento
Na ocasião, o vice-governador Felicio Ramuth (PSD), classificou como “muito delicado” o atual momento político do Brasil. “Quando a gente vê um homem da comunicação, com a experiência do João Carlos Saad (presidente da Band) que diz que está muito preocupado com esse momento em que o Brasil está vivendo, a luz vermelha, o sinal de alerta está aceso. É um momento muito delicado, que inclusive leva para as próximas gerações uma péssima imagem da política. Estamos muito preocupados porque novas gerações vêm aí e precisamos mostrar para eles a importância da boa política”, destacou.

Avião
O prefeito de Santo André, Gilvan Júnior, esteve em Brasília, na quarta (6), para reunião com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, para tratar sobre as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afetam diretamente o setor da borracha. Em Santo André há duas fábricas do setor, a Prometeon e a Bridgestone. “Nosso papel é defender essa indústria e proteger os trabalhadores”, disse o prefeito. Gilvan também já participou de reunião com o governador Tarcísio de Freitas, anteriormente.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário