
A Unipar realizou, na sexta (8), em parceria com o Conselho Comunitário Consultivo (CCC) e a Associação Mãos Criativas, uma oficina de acessórios sustentáveis em Rio Grande da Serra. A atividade aconteceu na Ação Social Cristo Rei e fez parte da etapa final da campanha de reciclagem promovida pela companhia na região. O objetivo foi capacitar mulheres da comunidade para gerar renda por meio da reutilização de materiais recicláveis.
Com o lema “Reciclar, criar e empoderar”, o encontro reuniu cerca de 40 mulheres. Divididas em três grupos, as participantes tiveram aulas práticas com professoras especializadas na criação de bijuterias, bonecas artesanais e suportes para celular, todos confeccionados a partir de materiais recicláveis. “As mulheres se mostraram muito interessadas na criação das peças. A interação foi ótima e já pediram para repetirmos a oficina”, destacou Eliane Cavalcante, uma das professoras e artesã com 15 anos de experiência.
A ação marca o encerramento da campanha de reciclagem iniciada em abril pela Unipar, com o objetivo de promover a conscientização ambiental e incentivar o reaproveitamento de materiais. Ao longo da campanha, foram realizadas ações como distribuição de panfletos, atividades educativas e o “Dia D” da coleta, que mobilizou a comunidade para arrecadação de tampinhas plásticas, garrafas PET, alças de sacolas, caixinhas de leite, jornais e bulas de remédio. O material não utilizado durante a oficina foi doado para a prefeitura, por meio do projeto Recicla RGS. Ao todo, foram entregues 128 kg de papelão, 86 kg de ferro misto e 152 kg de plástico misto.
“Essa iniciativa, em parceria com a Associação Mãos Criativas e o CCC, mostrou à comunidade que reciclar é transformar resíduos em oportunidades. Conseguimos mobilizar a população local para coletar materiais recicláveis, e, agora, por meio da oficina, transformá-los em acessórios sustentáveis. Essa ação reforça o compromisso da Unipar em promover a sustentabilidade nas localidades onde estamos”, destacou Ana Carolina Merola, analista de Comunicação da Unipar.
A oficina teve como foco a promoção da autonomia econômica feminina, mostrando que materiais simples e descartáveis podem ser transformados em itens criativos, funcionais e com potencial de comercialização. Mariele Ferreira, uma das participantes, destacou a experiência: “Foi maravilhosa. Usamos apenas materiais como caixa de papelão, palitos e embalagens de leite. Não gastamos nada e ainda conseguimos criar algo novo”.
Para Cristina Messias, também participante, a atividade vai além da capacitação técnica: “Amei a experiência. Aprendemos que tudo pode ser renovado. Com dedicação e criatividade, é possível transformar resíduos em uma fonte de sustento”.
Esse impacto positivo também foi ressaltado por Giane Delfim, da diretoria da Associação Mãos Criativas, que destacou a importância da iniciativa para a comunidade: “Além de promover uma troca de experiências, essa oficina representa uma verdadeira oportunidade para quem busca uma renda extra. É um passo importante para fortalecer a autonomia das mulheres e construir uma comunidade mais sustentável”.
Adicione um comentário