Reunião
O governo brasileiro convocou, para segunda (8), a reunião virtual de líderes do Brics, articulada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em meio ao tarifaço de 50% contra exportações do País aplicado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A data foi definida, durante consultas diplomáticas aos demais países do grupo dos emergentes.
7 de setembro
O desfile oficial do feriado da Independência em Brasília, neste domingo (7), em Brasília, terá três temas principais, segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). Os motes serão a defesa da soberania nacional, a COP30 e o Novo PAC. A escolha dos três eixos temáticos faz parte da estratégia do governo para melhorar a relação com o eleitorado. O desfile terá início às 9h, na Esplanada dos Ministérios. Ao todo, as apresentações devem durar 2h. Estão previstas, durante esse período, manobras aéreas da Esquadrilha da Fumaça, a formação de uma Pirâmide Humana e desfiles motorizados e a cavalo.
Atos
O 7 de setembro também terá diversas manifestações disputando espaço e o quesito de maior público, em Brasília. Os grupos de direita e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estarão no estacionamento Ibero-Americano, em frente à Torre de TV. Já a manifestação da esquerda ocorrerá na Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Conic. Também há convocações para os atos em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Aprovado
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o projeto de lei nº 196/2025, de autoria do deputado Thiago Auricchio (PL). A proposta cria o Protocolo de Combate à Violência contra a Mulher nas Universidades, estabelecendo regras claras de prevenção, acolhimento e proteção das vítimas dentro das instituições de ensino superior públicas e privadas no Estado. “Infelizmente, ainda convivemos com casos graves de assédio e violência nesses locais”, afirmou Thiago.
Notificação
A secretaria da Segurança Pública do Estado, por meio do Programa SP Mobile, começou, na terça (2), a notificar cerca de 700 pessoas que estão em posse de um celular com restrição criminal. O objetivo é recuperar os aparelhos que foram roubados ou furtados, mas que voltaram a ser ativados por terceiros, a maioria sem saber da procedência ilícita. Desde o início do projeto, em junho deste ano, cerca de 3,5 mil celulares foram recuperados pelas forças de segurança do estado. Pouco mais da metade dos aparelhos (52%) foi devolvida às vítimas no período.
Aceno
O governador Tarcísio de Freitas, em visita à São Bernardo, na sexta (29) de agosto, para inauguração da Praça da Cidadania, afirmou estar “junto com São Bernardo” e destacou a importância de perseverar em momentos de dificuldade. Tarcísio não mencionou o nome do prefeito afastado Marcelo Lima, mas ficou evidente que as palavras se diriam a situação política da cidade. “Seja paciente na tribulação, a tribulação vai vir, vai ter pedra no caminho, vai ter espinho, vai ser difícil, mas persevera na oração, que a oração tem intimidade com Deus”, disse. Ainda afirmou que “a vitória virá para São Bernardo”.
Presença
Rosangela Lima, primeira-dama, presidente do Fundo Social de Solidariedade e esposa de Marcelo Lima, compareceu à cerimônia de entrega da Praça da Cidadania, na sexta (29) de agosto. Inclusive, teve seu nome inserido na placa da inauguração, como presidente do Fundo Social de São Bernardo, junto ao do governador Tarcísio de Freitas, da sua esposa e presidente do Fundo Social no Estado, Cristiane Freitas e da prefeita de São Bernardo, Jessica Cormick.
Barrado
Um prefeito do ABC, ao acompanhar a visita do governador Tarcísio de Freitas à região, na última semana, foi convidado para acompanhar a passagem de Tarcísio na redação de um jornal do Grande ABC. Como tinha outro compromisso, precisou se ausentar antes do término da reunião de Tarcísio com o diretor do jornal. Ao tentar entrar na sala, para, apenas se despedir do governador, foi barrado pelos seguranças, que ficaram na porta da sala. A situação não foi contornada por ninguém do tal jornal.
Saia justa
O pedido de apoio da vereadora de Santo André, Dra. Ana Veterinária à deputada estadual Carla Morando para ter Delegacia da Mulher 24h em Santo André gerou uma saia justa. Nos bastidores, o comentário é de que o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, ligou para Carla, para que fosse retirado do ar o vídeo sobre o tema das redes sociais da deputada, que negou a solicitação. No dia seguinte, a vereadora e a deputada estiveram na cerimônia para receber o governador Tarcísio de Freitas. Ao que consta, Gilvan não mencionou Carla em seu discurso e, ainda, o cerimonial do evento colocou Carla para se sentar ao lado da deputada Ana Carolina Serra. As duas não esconderam o desconforto com a situação.
Na conta
Um prefeito do ABC esteve em reunião com um secretário estadual, recentemente. Ao questionar sobre recursos que foram destinados para sua cidade e que ainda não haviam chegado, ouviu o seguinte: “Vocês do ABC só ficam inaugurando equipamentos novos pra colocar na conta do Tarcísio”. A afirmação não agradou o prefeito, que levantou da mesa de reunião e se dirigiu à saída da sala. Porém, antes que saísse, foi chamado por outro membro da equipe e agraciado com novo investimento.
Adeus
O jornalista ítalo-brasileiro Demetrio Carta, mais conhecido como Mino Carta, morreu, aos 91 anos, na terça (2). Mino foi fundador do Jornal da Tarde, do Estadão e da revista Carta Capital. Foi diretor das revistas Quatro Rodas, Veja e IstoÉ. Nasceu em Gênova, na Itália, em 6 de setembro de 1933.














Adicione um comentário