Cidades

Infosiga 3.0 traz dados inéditos do trânsito

Plataforma atualizada reúne ranking das vias mais perigosas, custos e perfil dos condutores

Iniciando a Semana Nacional do Trânsito, o Detran-SP anunciou, na terça (16), o lançamento do Infosiga 3.0, uma versão atualizada da plataforma que reúne dados e estatísticas de trânsito.

Na nova versão, a plataforma irá trazer, além de informações sobre mortes no trânsito e registros de sinistros não fatais, novas abas com dados como ranking das vias com maior número de sinistros em cada município, custo estimado das ocorrências, mapa de calor com os principais pontos de risco, além de dados como frota, população e número de sinistros. A seção Custos Estimados também é novidade, onde é possível analisar o impacto financeiro dos sinistros por tipo de via e por gravidade. Dados do Detran-SP mostram que em 2024 foram registrados 135.545 sinistros, que custaram mais de R$ 12 bilhões aos cofres públicos e perda de vidas.

“Quando falamos de eficiência, precisamos de fatos e dados. O Infosiga 3.0 tem por finalidade identificar novas possibilidades, correlações, novas usualidades dos dados. Antes, não analisávamos os veículos, agora trazemos a expertise do nosso banco de dados para disponibilizar toda uma vertente relacionada às condições dos veículos, como idade da frota, se ele causa mais acidentes graves, etc”, explica o presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio.

Segundo o dirigente, o foco da iniciativa é trazer análises e recursos para ajudar gestores municipais, tomadores de decisão, pesquisadores e sociedade na construção de um trânsito mais seguro. “No processo de formação de condutores, o tempo que o condutor possui a CNH tem influência na funcionalidade do trânsito?  Será que os níveis de exigência das provas teóricas e práticas atendem, de fato, ao tipo de comportamento que queremos ter no trânsito? Com essa nova estratégia do Infosiga 3.0 conseguimos responder essas e outras questões de forma assertiva, com fatos e dados. Nosso foco é preservar vidas no trânsito”, afirma Aggio.

Segundo presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio, iniciativa irá ajudar na construção de um trânsito mais seguro

“O Infosiga 3.0 coloca São Paulo na vanguarda ao oferecer dados de qualidade que podem orientar políticas públicas mais eficazes e reduzir mortes e lesões”, ressalta a coordenadora de Dados e Vigilância da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária, Mariana Novaski.

O Infosiga 3.0 também traz a seção ‘Condutores e Veículos’, que cruza dados de sinistros para identificar o perfil dos condutores e dos veículos envolvidos, além do perfil de motoristas reincidentes, dos condutores suspensos e a idade dos veículos envolvidos nos sinistros. A atualização da plataforma foi feita em parceria com a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária, a Prodesp e a Tech Solutions.

Durante o anúncio de lançamento do Infosiga 3.0, foram apresentadas e discutidas ações implantadas em ruas de alguns municípios brasileiros, que ajudaram a induzir comportamentos seguros no trânsito, como faixas mais estreitas, raios de esquina menores, implantação de faixas de pedestres em todas as aproximações e instalação de mini rotatórias.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário