
O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, está em Barcelona (Espanha), onde irá participar, entre terça (4) e quinta (6), da 14ª edição do Smart City Expo World Congress, um dos maiores e mais influentes eventos do mundo voltados à inovação urbana e às cidades inteligentes. O convite foi feito pelo prefeito de Barcelona, Jaume Collboni Cuadrado, reforçando o reconhecimento internacional das iniciativas tecnológicas e de gestão pública desenvolvidas pela cidade andreense.
Além de participar do congresso, Gilvan participará de encontro promovido pela Google destinado a Líderes do Setor Público, realizado paralelamente ao evento principal. O encontro terá como foco o papel da inteligência artificial e da tecnologia na transformação dos serviços públicos, e contará com a abertura de Cris Turner, vice-presidente de Políticas Públicas do Google. A agenda inclui um painel de autoridades e apresentações sobre experiências práticas de inovação em gestão urbana.
Nos eventos, o prefeito apresentará cases de sucesso de Santo André que unem tecnologia e inclusão social. Entre eles está o CEP Digital, projeto pioneiro no Brasil, desenvolvido em parceria com o Google, que formaliza endereços em comunidades e núcleos consolidados, garantindo dignidade, acesso a serviços e inclusão digital e econômica. A iniciativa já mapeou 11.166 endereços e tem como meta atingir 20 mil imóveis reconhecidos até o fim de 2025. O programa permite que moradores utilizem o código de endereço — gerado a partir da latitude e longitude — para receber correspondências, realizar cadastros e acessar serviços públicos e privados.
Outro destaque será o CEP Digital Empreendedor, criado em 2025, que amplia a proposta original ao estimular a formalização e o desenvolvimento de pequenos comerciantes em comunidades e núcleos urbanos. O projeto conecta empreendedores locais a nota fiscal, regularização e suporte técnico, construindo uma ponte entre inclusão territorial e inclusão econômica.
Gilvan também apresentará o projeto de predição de alagamentos com uso de inteligência artificial, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a empresa Gitly. A ferramenta utiliza modelos de IA e ciência de dados para prever, com até 24 horas de antecedência, o risco de inundações causadas por fortes chuvas.
O sistema coleta e analisa dados de radares meteorológicos, sensores pluviométricos, câmeras, estações climáticas e históricos de ocorrências, que são armazenados em um grande repositório digital, o Data Lake. A inteligência artificial aprende padrões e identifica combinações de variáveis — como pressão atmosférica, volume de chuva e umidade do solo — que antecedem eventos extremos.
Os resultados são exibidos em um dashboard interativo integrado ao Centro de Monitoramento de Riscos da Defesa Civil de Santo André, indicando o nível de alerta em cada bacia hidrográfica e permitindo uma resposta preventiva mais ágil e eficaz.
Segundo o prefeito, a ida a Barcelona reforça o compromisso de Santo André em estar conectada às principais tendências mundiais de inovação urbana. “As principais cidades do mundo vão se encontrar na Espanha para discutir inovação urbana. Santo André estará lá para levar nossas soluções e aprender com cidades mais avançadas. Vamos construir parcerias, descobrir projetos inovadores e trazer na bagagem novas ideias para a vida do andreense”, destacou.
Gilvan também ressaltou o orgulho de representar a cidade e o país em um dos mais importantes fóruns globais sobre inovação. “É uma grande honra representar Santo André e o Brasil em um evento desse porte. Nosso objetivo é mostrar que, mesmo com os desafios de uma cidade em desenvolvimento, é possível usar a tecnologia para promover inclusão, sustentabilidade e qualidade de vida. Estar em Barcelona é uma oportunidade de trocar experiências e abrir portas para novas parcerias”, afirmou.
O prefeito embarcou, no sábado (1) e voltará de Barcelona no domingo (9). Neste período, a vice-prefeita Silvana Medeiros assume interinamente o comando da Prefeitura.
















Adicione um comentário