Cidades

Caminhão é flagrado com 34 árvores suprimidas na APA Várzea do Rio Tietê

APA (Área de Proteção Ambiental) Várzea do Rio Tietê, em São Paulo

Um caminhão amarelo modelo Ford F-14000 foi flagrado, na sexta (28), carregando árvores cortadas, na APA (Área de Proteção Ambiental) Várzea do Rio Tietê, em São Paulo.

A.F, que estava próximo ao veículo, informou à equipe que fazia policiamento pelo local que estava prestando serviço para a empresa Physis, e tentou burlar a equipe informando que possuía todas as autorizações pertinentes. 

Após vistoria no local, a equipe constatou um total de 34 árvores suprimidas. Ao verificar a autorização apresentada e o croqui da área, constatou-se que a numeração dos indivíduos com supressão autorizada pela municipalidade, não era compatível com parte das árvores suprimidas. Também foi constatado que as supressões não autorizadas, ocorreram em área pública inserida na APA Várzea do Tietê, assim como na APP do Rio Tietê.

O responsável técnico biólogo, F. M. R, ao ser questionado, informou que possuía autonomia para suprimir as árvores que apresentavam risco de queda, em caráter emergencial sem autorização, momento em que lhe foi informado, que essa autonomia já havia sido revogada em razão de decisão liminar vigente.

Diante das irregularidades, o responsável pela supressão e o responsável técnico, foram conduzidos ao 1° DPPC onde o delegado de plantão, Renato Francisco de C. Mello, determinou apreensão do caminhão e sua carga, expediu guia solicitando perícia, e enquadrou os responsáveis nos artigos 38-A 39 e 40, da Lei Federal 9.605 de 1998 Lei de Crimes Ambientais.

Equipe constatou um total de 34 árvores suprimidas

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário