Cidades São Bernardo

São Bernardo inaugura primeira creche noturna municipal do ABC

Escola, instalada na Vila São Pedro, terá inscrições ainda neste ano; alunos serão atendidos a partir do início de 2026 (Foto: PMSBC)

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, entregou, no sábado (29), a primeira creche noturna municipal do ABC. O novo equipamento, denominado EMEB Eliana Gomes Quinonero, foi inaugurada dentro do Complexo da Arena Caixa, na Vila São Pedro.

“Nosso compromisso sempre foi e será com os moradores de São Bernardo. Pelo diálogo, pela escuta ativa, recebemos a demanda por vagas noturnas em creches, para auxiliar aquelas famílias que trabalham de noite. Mais um sonho que se torna realidade. Mais um presente que entregamos pensando no futuro da nossa cidade. E essa será a primeira de muitas unidades com essa modalidade de ensino”, destacou o prefeito.

A Secretaria de Educação abrirá, ainda neste ano, as inscrições para as 132 vagas que serão disponibilizadas, inicialmente, na nova escola de ensino infantil. Serão 102 vagas para o período integral – das 7h30 às 17h30. Nesta primeira etapa, serão disponibilizadas 30 vagas para o período que compreenderá das 13h até o horário noturno. 

“Damos mais um passo importante em uma região que tem uma luta histórica por vagas. Essa escola representa um presente para a comunidade que estamos entregando com inovação. Teremos a creche noturna, pioneira na região, considerando, inclusive, as novas políticas públicas que vão integrar essa unidade. E entregaremos, com o apoio da gestão do prefeito Marcelo Lima, um modelo que será referência para o Brasil”, explicou Jussara Bezerra, secretária adjunta de Educação.

INOVAÇÃO – O pioneirismo da EMEB Eliana Gomes Quinonero vai além da modalidade de atendimento noturno. A escola foi construída com base em projeto de arquitetura sustentável, que inclui sistema de energia solar fotovoltaica e que aproveita iluminação natural, tanto para o conforto dos estudantes quanto para a redução do consumo de eletricidade. 

Em área de 1.700 m², e com investimento de R$ 7,7 milhões, a EMEB Eliana Gomes Quinonero conta com estrutura moderna. São 10 salas de aula com solários individuais. A unidade tem três lactários, dois fraldários, sanitários infantis e adultos, refeitório e cozinha amplos, sala de professores, sala de direção, sala de amamentação, pátios coberto e externo, jardim e playground com grama sintética. A escola possui, ainda, espaço reservado para o trabalho de sua equipe técnica, com lavanderia, rouparia e almoxarifado. Toda a estrutura tem acessibilidade. 

HOMENAGEM – A nova escola municipal de São Bernardo presta homenagem à educadora Eliane Gomes Quinonero, profissional da Prefeitura que faleceu, aos 71 anos, em 2024. “Uma de suas preocupações era a educação. Viveu para isso. Por respeito e dignidade para as pessoas, porque mais do que uma educadora, ela era uma cidadã que se preocupava com todo mundo. Neste momento, em que ela já era eterna para nossa família, ela passa a ser eterna para São Bernardo”, disse, emocionado, seu marido, Juan Manoel Quinonero.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário