Cidades

Consórcio do ABC celebra 35 anos com homenagens e documentário

Cerimônia de aniversário contará com entrega de honraria aos ex-presidentes da entidade e aos sete prefeitos integram a entidade (Foto: Divulgação)

Era 1990 e o desejo por fortalecer as relações entre os sete municípios do ABC fez, os então prefeitos da região, se unirem para criação do Consórcio Intermunicipal do ABC. Anos antes, em 1961, o então prefeito de São Bernardo, Lauro Gomes, sugeriu a criação de uma entidade que unisse os municípios em prol de políticas integradas e desenvolvimento da região.

Em 1990, foi fundado o Consórcio Intermunicipal do ABC com o então prefeito de Santo André, Celso Daniel (in memoriam), sendo um dos grandes idealizadores e fundadores da instituição, além de primeiro presidente. Inicialmente, as cidades desenvolveram ações consorciadas relacionadas à destinação dos resíduos sólidos e à lei de incentivos seletivos.

Em seguida, por meio da parceria com o Governo do Estado, foram realizados projetos como: o Plano de Macrodrenagem, a construção do Hospital Regional Mário Covas (Santo André) e do Hospital Regional Serraria (Diadema), implantação das FATECs – Faculdades de Tecnologia (Santo André, Mauá, São Bernardo e São Caetano), o Projeto Alquimia de Qualificação Profissional para a Indústria do Plástico, incluindo o acordo para implantação do Trecho Sul do Rodoanel.

Trinta e cinco anos se passaram e Consórcio acumula projetos de sucesso. Um dos grandes marcos de sua história foi a criação, em 1996, da Câmara Regional do ABC, fórum de discussões coordenado pela entidade e pelo Governo do Estado, com participação de sindicatos, universidades, entidades empresariais e a sociedade civil. A Câmara Regional representou um divisor de águas na história da integração regional, ao reunir diversos setores em prol de uma agenda em comum de desenvolvimento social e econômico.

Em 2010, a entidade se transformou no primeiro consórcio público de direito público do Brasil, garantindo estabilidade jurídica, autonomia administrativa e capacidade para firmar convênios e executar projetos em parceria com os governos estadual e federal. Em 2011, o Consórcio consolidou-se como referência nacional em gestão regional integrada, com o fortalecimento da atuação dos Grupos de Trabalho (GTs).

Outro momento de destaque foi durante a pandemia da Covid-19, onde a entidade coordenou as ações regionais transformando o ABC em referência nacional no combate à crise sanitária. Em celebração aos 35 anos, os sete prefeitos da região, ex-prefeitos, autoridades do poder público, empresários, representantes da sociedade civil, universidades e sindicatos estarão reunidos, nesta segunda (13), em evento que acontece em shopping da região, onde será exibido um minidocumentário sobre os 35 anos de história do Consórcio.

Na ocasião, será entregue de uma honraria aos ex-presidentes da entidade e aos sete prefeitos integram a atual composição do colegiado. Alguns dos ex-presidentes homenageados serão: João Avamileno, William Dib, Clóvis Volpi, Mário Reali, José de Filippi, Ramon Velasquez, Gabriel Maranhão.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário