Neste ano serão três apresentações nos dias 18, 19 e 20 dezembro, às 20 horas, na sede da instituição na Mooca
O Espetáculo de Natal do Arsenal da Esperança chega a terceira edição em 2025. Neste ano, serão três apresentações nos dias 18, 19 e 20 dezembro, às 20 horas, na sede da instituição na Mooca, na Zona Leste de São Paulo.
O espetáculo “Zé Mulão e a Esperança de Natal” é um projeto de iniciativa do Arsenal da Esperança que busca resgatar e despertar a esperança no coração das pessoas para acreditarem em um futuro melhor. O momento também proporciona uma confraternização entre os assistidos pela casa, que acolhe por dia 1.200 homens em vulnerabilidade social.

(Foto: Fernando Jensen)
“O Arsenal da Esperança é uma casa de acolhida, no sentido mais pragmático do termo, que acolhe diariamente centenas de pessoas que não têm lugar onde ficar. Tem a sua essência em seu próprio nome. Então, o Espetáculo de Natal é um instrumento precioso, que por meio da arte, música, interação, um objetivo em comum entre acolhidos, voluntários e pessoas da comunidade, de despertar a esperança adormecida nas pessoas e redescobrir o sentido do Natal: Fazer a Esperança Renascer no Coração das Pessoas”, destaca Padre Simone Bernardi, diretor do Arsenal da Esperança e Missionário da Fraternidade da Esperança do SERMIG (Servizio Missionario Giovani).
De acordo com Padre Simone, a casa acolhe pessoas de qualquer origem, religião, cultura e situação social e, por isso, é uma ponte entre mundos aparentemente diferentes e distantes entre si. Em 2026, a instituição completará 30 anos e, neste período, já acolheu mais de 78 mil pessoas.
Há três anos o projeto natalino é dirigido e tem roteiro assinado pelo artista Geraldo Lacerdine. “Acredito que a arte tem um potencial de transformação e dirigir e escrever um espetáculo como esse, é uma maneira de trazer à tona temas importantes da atualidade e, ao mesmo tempo, refletir sobre esses temas a partir do teatro e da música”, afirma Lacerdine. “Construir esse espetáculo dentro de uma instituição como o Arsenal da Esperança é mostrar possibilidades incríveis de trabalho com a arte, que resgata e transforma as pessoas de dentro para fora”, completa o artista, que interpreta o contador de histórias.
O espetáculo – O enredo conta a história de Zé Mulão que perdeu a esperança na humanidade e vive pelas ruas puxando uma carroça com badulaques que foi acumulando ao longo da vida. Apesar de tudo, é um homem de bem, disposto a ajudar as pessoas que encontra pelo caminho. Em suas andanças encontra um antigo professor de infância, que também vaga pelas ruas e vai morar com ele na carroça e ambos passam a ajudar crianças. Depois se depara com uma cigana que revela que a mãe não o abandonou por desleixo, como Zé Mulão acreditava. Mais dois personagens cruzam seu caminho, dois loucos que são percussionistas e depois um cego que “enxerga” a beleza do interior das pessoas e vai acolhendo todas elas. No final se deparam com a família de Nazaré, José e Maria, que acaba dando à luz a um menino dentro da carroça e faz nascer com ele a esperança.
O elenco é composto pelos personagens: Geraldo Lacerdine (contador de histórias), Alex Pereira Lima (José Mulão, protagonista e ex-acolhido do Arsenal), Alessandra Bergoce (cigana), Luiz Fernando Nothlich de Andrade (pintura falante), Pedro Francisco Giovani (pintura falante), Walter Mascarenhas (professor), Ricardo Garcia (louco), Cesar Wiliam Figueira Soares (outro louco) e a família de Nazaré.
Todos os anos o espetáculo reúne também músicos renomados. Para essa edição participa o quinteto: Cleber Silveira (acordeon), Rafael Mota (percussão), Paulo Ribeiro (violão), Ricardo Garcia (percussão) e João Poleto (flauta transversal).
Às quartas-feiras, das 18 às 20 horas, estão sendo realizadas oficinas de teatro semanais e os ensaios do espetáculo natalino, no Arsenal da Esperança.
Com duração de 120 minutos, o espetáculo tem classificação livre e será encenado na Tenda do Arsenal, localizada no pátio da casa. Por noite, o local tem capacidade para receber 400 pessoas.
O projeto “Zé Mulão e a Esperança de Natal” é uma realização do Arsenal da Esperança – SERMIG, com patrocínio da Bauducco e apoio da Lacerdine Galeria de Arte.
O espetáculo é aberto ao público, a entrada solidária será mediante doação de 2 kg de alimentos não perecíveis.
Serviço
Espetáculo: “Zé Mulão e a Esperança de Natal”
Quando: 18, 19 e 20 de dezembro
Horário: 20 horas
Duração: 120 minutos (Classificação Livre)
Local: Arsenal da Esperança – Rua Dr. Almeida Lima, 900, bairro Mooca/SP
Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis
















Adicione um comentário