
A Mercedes-Benz Classic marca presença no Salão Rétromobile 2026, em Paris, de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, dando início às celebrações de 140 anos de inovação desde a invenção do automóvel. Com foco na 1000 Miglia, a marca apresenta três clássicos dos anos 1950 à venda com vaga garantida para a edição 2026 da prova, além de anunciar a entrada da SAGA Classic como a primeira rede Mercedes-Benz Classic Partner na França, com três unidades integradas ao ecossistema internacional.
1000 Miglia: o fascínio das mil milhas pela Itália
O tema central do estande da Mercedes-Benz Classic no Pavilhão 7.3 do Paris Expo Porte de Versailles é a 1000 Miglia. A área de 255 metros quadrados foi concebida de acordo com esse conceito, incluindo um café italiano. A famosa corrida de longa distância entre Brescia e Roma, ida e volta, foi realizada originalmente entre 1927 e 1957. Entre os destaques estão as vitórias gerais da Mercedes-Benz em 1931 e 1955. Hoje, a 1000 Miglia é uma prova de regularidade e um dos grandes eventos do calendário internacional de automóveis clássicos, amplamente conhecida como a “corrida mais bonita do mundo”. A Mercedes-Benz Classic é Premium Automotive Partner da 1000 Miglia 2026.
Vaga garantida para a 1000 Miglia 2026
A área de vendas de automóveis da Mercedes-Benz Classic apresenta em Paris um 300 SL “Asa de Gaivota” de 1955 (W 198), um 220 “Ponton” de 1955 (W 180) e um 190 SL de 1956 (W 121). O diferencial desses clássicos exclusivos é a garantia de vaga para participação na 1000 Miglia, que acontece de 9 a 13 de junho de 2026. Os compradores terão a oportunidade única de participar do evento como parte da equipe oficial da Mercedes-Benz, seguindo os passos da “corrida mais bonita do mundo”. Tradicionalmente, apenas modelos que participaram da corrida original são aceitos na prova de regularidade atual. A Mercedes-Benz Classic também oferece outros pacotes exclusivos aos clientes em torno da 1000 Miglia. Mais informações em: www.mercedes-benz.com/millemiglia
A lendária Mille Miglia também é celebrada pelo simulador de condução “417 Legacy Edition”, uma edição conjunta da Roarington com a Mercedes-Benz Classic. Limitado a apenas sete unidades, o simulador utiliza tecnologia de ponta para recriar o Mercedes-Benz 300 SL vencedor da Mille Miglia de 1955, com o número de largada 417. Mais detalhes em: www.mercedes-benz.com/300sl-simulator
Outro automóvel à venda chama atenção de forma especial: um Mercedes-Benz 300 SL Roadster (W 198) de 1960, descoberto pelo Mercedes-Benz Classic Center em um celeiro na Pensilvânia. Licenciado pela primeira vez em 1961, o superesportivo conversível, não restaurado, encanta com “matching numbers” e pátina original. Para o novo proprietário, trata-se de um objeto ideal para uma restauração de fábrica realizada pelos especialistas do Mercedes-Benz Classic Center.
Classic Partner: Mercedes-Benz Heritage GmbH amplia rede de excelência
Os três primeiros Mercedes-Benz Classic Partners da França são SAGA Mercedes-Benz La Roche-sur-Yon, SAGA Mercedes-Benz Les Ulis e SAGA Mercedes-Benz Lille. O grupo RCM, com as marcas SAGA Mercedes-Benz e SAGA Classic, foi fundado em 1971 e atua como parceiro Mercedes-Benz em diversas regiões da França e de outros países europeus. Desde 2022, a unidade belga de Nivelles já integra a rede de Classic Partners.
Os novos Classic Partners passam a integrar a rede internacional de empresas especialmente qualificadas para serviços e trabalhos relacionados a veículos clássicos Mercedes-Benz. A Mercedes-Benz Heritage GmbH continua expandindo essa rede globalmente. Atualmente, 80 Classic Partners em 17 países oferecem serviços e expertise para clássicos da marca, com apoio do fabricante. Em 2025, mercados como Itália, Canadá e Emirados Árabes Unidos foram adicionados. Agora, na Rétromobile, é a vez da França, e a inclusão de novos mercados e parceiros está em preparação.
A França tem uma importância especial na história da Mercedes-Benz. No final do século XIX, a invenção do automóvel foi aceita mais rapidamente no país do que na Alemanha. Apenas dois anos após o registro da patente de Carl Benz, Émile Roger fundou em Paris, em 1888, a primeira distribuição internacional da Benz & Cie. A primeira competição automobilística da história ocorreu em 1894, na rota Paris–Rouen, vencida por automóveis com motores licenciados pela Daimler. Em 1900, o primeiro Mercedes 35 PS foi entregue a Emil Jellinek, no sul da França, considerado o primeiro automóvel moderno da história, consagrado por suas vitórias nas corridas da Semana de Nice em 1901.

Exclusividade única da Mercedes-Benz Classic
A Mercedes-Benz Classic Original Parts apresenta na Rétromobile seu amplo portfólio atual, com especialistas à disposição no estande. O programa de peças para séries históricas da Mercedes-Benz, produzidas de acordo com rigorosos padrões de qualidade do fabricante, é continuamente ampliado e atualmente inclui cerca de 160 mil itens. Muitas dessas peças estão disponíveis para retirada em até 24 horas em quase 3.000 concessionários em 170 países. Mais informações: mercedes-benz.com/classic-ersatzteile
Um serviço exclusivo que recebe destaque é a perícia oficial de fabricante da Mercedes-Benz Classic para automóveis históricos de alto valor. Ele se baseia em uma verificação detalhada do modelo e em pesquisas nos arquivos exclusivos da Mercedes-Benz Heritage GmbH, comprovando de forma transparente a originalidade e a autenticidade dos veículos.
Além disso, a Mercedes-Benz Classic apresenta em Paris, no estande da Fédération Internationale de l’Automobile (FIA), um Mercedes-Benz CLK-LM (C 298) de 1998. O modelo venceu todas as corridas da temporada 1998 do campeonato FIA GT em que participou. Klaus Ludwig e Ricardo Zonta conquistaram o título de pilotos, enquanto a AMG-Mercedes garantiu o título de construtores.
140 anos de inovação: Mercedes-Benz celebra a invenção do automóvel em 1886
Em 29 de janeiro de 1886, Carl Benz registrou a patente de seu automóvel motorizado, que é o nascimento oficialmente documentado do automóvel. No mesmo ano, Gottlieb Daimler, juntamente com Wilhelm Maybach, instalou um motor de combustão interna de alta rotação em uma carruagem, criando o primeiro automóvel de quatro rodas da história. Sobre esse alicerce, foi desenvolvida a cultura única de inovação da Mercedes-Benz.
Desde a sua origem, a Mercedes-Benz constrói uma trajetória marcada pelo progresso contínuo, que se traduz em ícones automotivos ao longo de todas as décadas. Em 2026, ao longo de todo o ano, a marca celebrará essa tradição extraordinária, reafirmando seu legado histórico enquanto reforça seu compromisso com a inovação e com o futuro da mobilidade.















Adicione um comentário