
A Fundação do ABC realizou, na quarta (28), em seu campus, a cerimônia oficial de posse do novo presidente, Aldemir Humberto Soares, e do vice, Ricardo Carajeleascow, para o biênio 2026–2027. Também foi empossado Fernando Luiz Affonso Fonseca como reitor do Centro Universitário FMABC. A FUABC possui cerca de 33 mil funcionários e tem orçamento de R$ 4,4 bilhões.
Dentro da gestão tripartite da FUABC, as prefeituras instituidoras, Santo André, São Bernardo e São Caetano, se revezam na administração da entidade a cada dois anos, sendo que os prefeitos indicam o nome para assumir a presidência. Para o biênio 2026-27 a escolha do nome seria feita pelo prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, mas pela primeira vez na história, a indicação partiu do Governo do Estado. O nome de Aldemir partiu como sugestão do governador Tarcísio de Freitas.
Em novembro último, os prefeitos do ABC, Gilvan, Marcelo Lima e Tite Campanella, haviam chegado a um consenso sobre o indicado à presidência para o próximo biênio. Tite indicara Ricardo Carajeleascow, diretor do Departamento de Saúde de São Caetano, enquanto que Gilvan e Marcelo optaram por Aldemir, indicado por Tarcísio. Após as divergências iniciais, os prefeitos entraram em consenso para a indicação de Aldemir como presidente e Ricardo para vice. A próxima indicação caberá a São Caetano.
O ineditismo da participação direta na escolha do nome para assumir a presidência esteve presente nos discursos de Tite, Gilvan e Marcelo Lima.
“A escolha foi do prefeito Gilvan, mas na verdade, na verdade, indicado pelo governador Tarcísio de Freitas e acho que temos muito a ganhar com isso, em termos de gestão, administração, em termos de troca de experiência. É a primeira vez que isso acontece e o Dr.Aldemir tem muito para contribuir conosco e temos muito a aprender com ele”, comentou Tite Campanella. O prefeito completou que Aldemir é o “homem certo no momento certo para a FUABC” e que irá contar com todo o apoio dos prefeitos.
Já Marcelo Lima enalteceu Aldemir na “qualidade de homem íntegro, conhecedor e que realmente conhece de gestão, de contrato”, dizendo que o novo presidente vem demonstrar que “realmente é possível fazer mais”. Também destacou a união dos prefeitos para a escolha do nome e falou que os três não conheciam pessoalmente Aldemir antes da indicação. “O nome indicado pelo governador e que nós, de maneira unânime, indicamos o nome do Dr.Aldemir, pelo currículo, pela história. Nós nem sequer conhecíamos o Aldemir pessoalmente, mas escolhemos pelo trabalho prestado, pela escola e pelo currículo e pelo que ele é capaz”, afirmou.
Gilvan enfatizou que a escolha para Aldemir foi de Santo André, pois o município entende de “boa governança”, mas a decisão extrapola os limites municipais. “Uma decisão como essa não cabe só aos prefeitos e levamos, de forma inédita, ao governo do Estado que utiliza os serviços da Fundação como no Hospital Mário Covas. Não foi uma decisão isolada do prefeito, não foi um compromisso político, foi baseado em critérios técnicos, de capacidade de gestão”, frisou.
À Folha, o prefeito destacou que a FUABC, criada em 1967, tinha um caráter regional do ABC, mas que ela cresceu com o passar dos anos e que por isso precisava desse “reajuste e rearranjo” para “aproximar o Governo do Estado para fazermos uma governança cada vez melhor”.
O vice-presidente, Ricardo Carajeleascow, que faz parte da FUABC há 27 anos, também corroborou o ineditismo. Pontuou em seu discurso que “faltava a presença do Estado aqui dentro”.
O novo presidente, Aldemir Soares, é médico com especialização em radiologia e diagnóstico por imagem. Atuou por 40 anos no Hospital Heliópolis e há três anos coordenava os serviços de Saúde do Estado, na Secretaria de Saúde do Governo de São Paulo.
Também falou à Folha, sobre a participação do Estado na escolha de seu nome para a presidência. “A FUABC cuida de muitas unidades no Estado e ela cresceu muito, principalmente, nesta gestão. Então, neste sentido, como o Estado é o maior comprador dela, praticamente, ele entendeu que deveria ajudar. Não veio para intervir, veio para ajudar. É essa a ideia que recebemos”, enfatizou.
Aldemir também contou que irá se dedicar integralmente à presidência. “Vou me dedicar integralmente para cá porque a Secretaria de Saúde do Estado me liberou para isso. Já estou, hoje, ligado à Prefeitura de Santo André e espero que em dois anos a gente consiga melhorar muito”, disse.
Ainda revelou o foco de seu mandato: “meu objetivo é que a Fundação se fortaleça mais como entidade de prestação de serviços de qualidade”.
O evento também contou com a presença do presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Geraldo Ferreira Filho, além de secretários de Saúde da região, autoridades regionais, médicos e colaboradores da FUABC.















Adicione um comentário