Cidades Ribeirão Pires

Ribeirão recebe Ambulância do SAMU e terá atendimento exclusivo na cidade

Atualmente, Ribeirão Pires é atendida pela base do SAMU localizada em Mauá

Prefeito Guto Volpi recebeu as chaves do veículo das mãos do presidente Lula e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha
(Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Ribeirão Pires recebeu, na segunda-feira (9), uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para atendimento exclusivo à cidade. O anúncio foi realizado durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Mauá. O prefeito Guto Volpi recebeu as chaves do veículo das mãos do presidente e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A chegada do equipamento atende a uma demanda histórica da população de Ribeirão Pires.

Atualmente, Ribeirão Pires é atendida pela base do SAMU localizada em Mauá. Com a nova ambulância, o atendimento ganhará mais agilidade e eficiência, beneficiando diretamente os moradores e fortalecendo a rede de urgência e emergência em toda a região.

“Essa é uma conquista histórica para Ribeirão Pires e uma resposta direta à uma demanda antiga da nossa população. A chegada dessa ambulância exclusiva representa mais rapidez no atendimento e o fortalecimento da nossa rede de urgência e emergência. Esse avanço também faz parte do trabalho conjunto realizado pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC”, destacou o prefeito e vice-presidente do Consórcio Guto Volpi.

Desde 2013, Ribeirão Pires dependia do atendimento da base do SAMU de Mauá, localizada a cerca de 7 quilômetros do Centro da cidade e a aproximadamente 10 quilômetros de bairros mais afastados, como Ouro Fino Paulista. Com a nova ambulância disponibilizada para o Complexo Hospitalar Santa Luzia, a distância até Ouro Fino será reduzida pela metade, enquanto o tempo de deslocamento até a região central passará a ser de cerca de dois minutos.

Em agosto de 2025, o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, e o prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani, se reuniram em Brasília com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir melhorias no atendimento do SAMU na microrregião e chegada dos benefícios entregues na segunda (9).

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, destacou a atuação conjunta dos municípios na busca pelo fortalecimento do serviço. “Levamos as demandas da região ao ministro Padilha. Sem dúvida, essa conquista vai ajudar muito. É um trabalho conjunto dos prefeitos, e fico muito feliz em ver o consórcio fortalecido para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

Outra cidade beneficiada foi Rio Grande da Serra. O prefeito Akira Auriani também celebrou a chegada do novo equipamento. “É um momento histórico para nossas cidades. Com esse trabalho conjunto, estamos salvando vidas e fortalecendo cada vez mais a nossa região”, disse.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário