Uncategorized

Juntos, rumo a um 2012 Melhor

Mais um ano chega ao final, e aos trancos e barrancos sobrevivemos à onda de corrupção e sucessivas crises, que assolam e devastam o País. A cada curto espaço de dias uma nova denúcia, que somente tem chegado ao conhecimento púbico porque a imprensa tem cumprido seu papel, apesar das fortes criticas que tem recebido, alem das ameças veladas de controle por parte do governo e de pessoas ligadas a este.
Não sabemos ainda o que esperar de 2012, mas Dezembro caminha decididamente para encontrar Janeiro e iniciar o novo ano. Este transito se percebe no calendário, no relógio, mas não se vê no céu ou nas estrelas. Os astros não indicam nenhum sinal dessa mudança que começa no coração, como destaca o  poeta Ferreira Gullar:
Começa como a esperança de vida melhor que entre os astros não se escuta nem se vê nem pode haver: que isso é coisa de homem esse bicho estelar que sonha (e luta).
O nome do primeiro mês do ano vem da mitologia JANO (ou JANUS em latim) tem um significado curioso: Jano é o Deus das duas faces: uma olha para o passado a outra, o futuro. O fim e o começo, a saída e a entrada. Também conhecido como o ”Deus das Portas.”
Natural ao ser humano, neste período, olhar para o passado e fazer um inventário do ano que termina e estabelecer metas, sonhos para o futuro. Como homem público, portador de um mandato popular, o balanço que faço no campo da política não é animador. Deixamos de realizar a reforma política prometida há tanto tempo. No Executivo, um fato inédito na nossa história: seis ministros deixaram o Governo sob acusação de corrupção, malversação do dinheiro público. O que é mais assustador e grave, não se tem nenhuma noticia sobre a devolução dos recursos que foram para o ralo. Parece que a perda da condição de ministro é o único preço a pagar. No poder Judiciário, a insegurança jurídica, a morosidade processual penaliza os mais pobres e afasta investidores.
A face de Juno voltada para 2011 deve transmitir ao rosto que abre a porta para 2012 a grande missão de mudança desse quadro assustador. Isto é possível de ser sonhado porque Juno também vê as reações da sociedade civil no curso do ano que ora se encerra.
Aproveito o ensejo para compartilhar com cada um de vocês eu tem acompanhado nosso trabalho os meus sentimentos de esperança de um Brasil Melhor e desejar que o Espírito do Natal possa tocar o coração dos homens de boa vontade compartilhando esperança de dias melhores, com saúde e alegria e muita Paz.
E também deixar explícita a certeza de que juntos, unidos, em uma grande corrente do bem, iremos preparar um Próspero 2012, com conquistas e resultados que possam atender às expectativas de cada pessoa de bem.

William Dib é médico cardiologista, foi prefeito de São Bernardo (2003-2008) é deputado federal e coordenador regional do PSDB no ABC.