Cidades Santo André

Santo André lança o Observatório do Turismo

“O investidor põe recurso onde ele tem segurança e a gente de alguma forma, com o Observatório traz segurança”, disse Gilvan

O prefeito de Santo André, Gilvan Junior, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Evandro Banzato, lançaram, nesta quarta (19), o Observatório do Turismo. Trata-se de uma ferramenta de interpretação de estatísticas sobre o setor de turismo para sistematizar dados, de diferentes fontes, e direcionar políticas públicas e o setor privado na cidade.

Atualmente, os setores que fomentam o turismo na cidade são: histórico e cultural, ecológico, religioso, pedagógico, gastronômico e de negócios. “Em 2024, foram 600 mil visitantes na Vila de Paranapiacaba, o Santuário Nacional de Umbanda e a Sabina, em torno de 100 mil cada um e o turismo de negócios recebeu mais de 200 mil visitantes. Então, no total, somam 1,1 milhão de visitantes. Temos um nível de visitação maior do que a própria população de Santo André”, revelou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Cunha.

Evandro Banzato destacou o crescimento do setor de turismo na cidade. “Vemos os números crescendo de maneira exponencial. De 2022 para 2023 a cidade recebeu quase 600 mil turistas. É muita gente. Percebemos que os números vêm crescendo de maneira considerável. Santo André também sedia a maior empresa de turismo da América Latina, a CVC, a qual temos muito orgulho de tê-la em nossa cidade”, disse.

O prefeito enfatizou que o Observatório do Turismo traz segurança aos investidores.O investidor põe recurso onde ele tem segurança e a gente de alguma forma, com o Observatório traz segurança. Trazemos dados reais, evidências, onde está todo o nosso setor produtivo, onde pode ser feito estes investimentos e junto com isso uma gama de serviços da Prefeitura”, afirmou.

O turismo em São Paulo representou 9,6% do PIB do Estado em 2024 e, de acordo com a consultora da InvestSP para a Setur SP no CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo), Luciana Nassif Derze, os Observatórios locais servem para realizar melhor monitoramento e saber como está a situação do turismo nas cidades.

À Folha, Gilvan revelou que a partir dos dados do Observatório, serão balizadas as próximas políticas públicas para turismo. “São diversos setores econômicos, de negócios, de turismo. Junto com a Acisa, estamos lançando campanhas, assim como foi feito com o Polo Gastronômico, do comércio em geral, de vestuário, de calçados, dos corredores comerciais locais. Então, o Observatório é importante para identificarmos esses setores, mas principalmente para balizar as próximas políticas públicas. Então, a partir dos dados e das evidências, a gente consegue lançar programas específicos para cada setor”, explicou.

Banzato contou à Folha que neste ano será realizado, pela terceira vez, o Estudo de Demanda Turística. “A gente identifica essas necessidades dos turistas. Então, a gente consegue ofertar políticas públicas voltadas para o Turismo mais adequado à demanda das pessoas”, frisou.

O secretário ainda revelou que Santo André, em 2023 foi responsável por 70% de todas as entregas imobiliárias do ABC e no ano passado, conquistou 48,5% de todas as entregas. “Isso significa novas famílias se instalando na nossa cidade, vivendo na nossa cidade. Por isso, Santo André tem um setor de serviços muito forte, setor gastronômico. Agora, uma coisa é fato, esta régua do setor gastronômico tem subido cada vez mais. Vemos melhores produtos, serviços, maiores investimentos para receber essa população, que está ficando mal acostumada em ser bem atendida e ter serviços de qualidade”, avaliou.