
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza, neste sábado (22), a segunda edição do ano do programa Moeda Pet, das 9h às 13h, no Parque Central (Rua José Bonifácio, Vila Assunção). A ação consiste na troca de garrafas PET por ração para cachorros e gatos.
Para que possam ser reaproveitadas pelas cooperativas de reciclagem do município, as garrafas devem estar limpas e secas. Cada pessoa tem direito a levar até três quilos de materiais, recebendo a mesma proporção de ração. Um quilo de garrafa PET equivale, em média, a 20 garrafas de dois litros, 25 de um litro ou 36 de 600 mililitros. Os moradores podem levar os resíduos a pé ou de carro, sem precisar sair do veículo.
Política pública estadual – Na semana passada, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou o Projeto de Lei nº 353/2024, que autoriza a criação do programa Moeda Pet nos municípios paulistas. Agora, o PL segue para votação no plenário da Casa.
Se aprovado, caberá às Prefeituras regulamentar e implementar o programa nas cidades. O Moeda Pet traz como benefícios o incentivo ao descarte correto dos resíduos, o bem-estar animal, a assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social, o fortalecimento de organizações não-governamentais que lutam pela causa animal, a preservação do meio ambiente e o aumento da geração de trabalho e renda nas cooperativas de reciclagem.
Adicione um comentário