
A presença feminina no mercado de trabalho segue em alta. No Estado de São Paulo, somente ano passado, 350 mil mulheres foram inseridas no mercado. Segundo dados da Fundação Seade com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no 4º trimestre de 2024, o total de pessoas ocupadas no período foi de 25,052 milhões de pessoas, sendo 45% da ocupação feita pelas mulheres.
Em relação aos cursos de qualificação profissional, a presença feminina no Estado também é significativa. Nos cursos oferecidos pelo Fundo Social de São Paulo, mulheres representam quase 82% do quadro de alunos.
Nas cidades do ABC, o número é ainda maior, chegando a 88%. Segundo o Fundo Social de São Paulo, os cursos de Beleza, Moda e Gastronomia são os mais buscados. “Atualmente, identificamos um grande número de mulheres buscando capacitação para conquistar autonomia e independência financeira “, afirma a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas.
Com a capacitação adquirida nos cursos, muitas alunas buscam abrir seus próprios negócios ou ingressar em segmentos que valorizam habilidades especializadas. É o caso de Nelma de Souza Pereira, moradora do bairro Jardim Helida, em Mauá. Nelma cursou, este ano, Tranças Afro e Turbantes, na Praça da Cidadania de Mauá. “Antes do curso eu vivia sem expectativas de retornar ao mercado de trabalho. Agora, vou usar o que aprendi para tentar abrir o meu salão de tranças afro, e quem sabe conseguir realizar meu sonho de comprar um carro”, revela.

Desde 2023, mais de 25 mil pessoas já passaram pelos cursos de qualificação do Fundo Social, oferecidos em várias regiões do Estado. Entre 2023 e 2024, foram mais de 21 mil mulheres qualificadas nas unidades das Praças da Cidadania, CIC’s (Centros de Integração da Cidadania), e OSC’s (Organizações da Sociedade Civil). “É muito gratificante ver os nossos alunos aplicando aquilo que aprenderam. Nossa meta é seguir expandindo nossa rede de qualificação e, este ano, capacitar mais de 30 mil pessoas”, comenta a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas.
As inscrições para os cursos devem ser feitas pelo site: cursofussp.sp.gov.br e as vagas são preenchidas ao longo de todo o ano.
Fotos: Divulgação
Adicione um comentário