Negócios

Francisco Ruiz: “A COFIP ABC acompanha o desenvolvimento de Santo André”

Francisco Ruiz: gerente executivo do COFIP ABC

    O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIPABC) foi fundado em 2015. O gerente executivo do COFIPABC, Francisco Ruiz, conta que desde a fundação, o Comitê vem não só acompanhando, mas também participando do desenvolvimento de Santo André, criando parcerias com órgãos públicos e privados, como Agência de Desenvolvimento do ABC, Consórcio Intermunicipal, Hub de Inovação – Parque Tecnológico de Santo André e, mais recentemente, a assinatura do Decreto de Institucionalização do Polo, em 2022. “O modelo de atuação do COFIP ABC se baseia na criação de sinergia entre os poderes público e privado, atuando diretamente em estratégias que integrem a comunidade que reside no entorno das empresas do Polo Petroquímico do ABC”, comenta Ruiz.

   O COFIP ABC possui 17 associadas, 13 delas instaladas no Polo Petroquímico do ABC. Embora apenas uma empresa pertença ao município de Santo André, Francisco explica que o Polo em si gera uma cadeia de valor significativa para a região, estimulando a formação de empregos diretos e indiretos, e uma rede ampla de fornecedores regionais que abastecem as empresas com produtos e serviços diversos. “É importante relembrarmos sobre a Institucionalização do Polo, assinada em 2022. Foi por meio do ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra, que se iniciou a articulação deste feito. Para se ter uma ideia, o Polo não existia como uma instituição, o que sempre tornou as ações desafiadoras quando se falava de projetos de médio e longo prazo”, conta.

   Em 2022, as Prefeituras de Santo André e Mauá assinaram um decreto que passou a delimitar a área do Polo como um complexo de indústrias e empresas do setor químico, petroquímico e engarrafamento de GLP (gás liquefeito de petróleo). O mesmo decreto também criou o Comitê Gestor de Governança do Polo do ABC, para tratar da sustentabilidade do Polo. “Com essa medida, os municípios se unem às empresas e sociedade civil para trabalharem, juntos, em pilares como segurança, comunicação, empregabilidade e competitividade”, afirma Francisco.

   O gerente ressalta a importância de Santo André para o Comitê. “O COFIP ABC, como o próprio nome manifesta, atua nos municípios desta região economicamente imprescindível para o país, e a cidade de Santo André faz jus a essa sigla conhecida nacionalmente, atestando sua importância como um dos municípios mais relevantes para a história da industrialização do Brasil. O COFIP parabeniza a cidade de Santo André pelos seus 472 anos!”, destaca.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário