Turismo

OIÁ Casa Lençóis alia charme, design e patrimônio natural

Com oito suítes, a Oiá Casa Lençóis fica na antiga Fazenda Boca da Ilha (que foi totalmente renovada)

A OIÁ Casa Lençóis, primeira marca de hospitalidade brasileira do TP Group inaugurada em junho de 2023, está localizada em Santo Amaro, distante 250 km de São Luís (MA) e na porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde há a maior concentração de dunas da América do Sul e declarado, em 26 de julho do ano passado, Patrimônio da Humanidade pela Unesco, com uma extensão de 150 mil hectares de dunas e quase 36 mil lagoas de águas cristalinas que revelam o cenário singular onde se localiza a hospedaria.

Com oito suítes, a Oiá Casa Lençóis fica na antiga Fazenda Boca da Ilha (que foi totalmente renovada) em uma área de 52.500 m2 de vegetação natural e é circundada por lagoas que se formam com as chuvas no primeiro semestre do ano. Em sua essência, OIÁ busca expandir o olhar e conectar o viajante ao destino, servindo como uma ponte para o que é legítimo de cada lugar. Nesse sentido, a propriedade é um convite afetuoso à serenidade que propicia momentos únicos de conexão com mundo ao redor e experiências autênticas que permitem uma imersão nas tradições locais e na cultura regional.

Com um olhar para o conforto, as cores predominantes da casa remetem às dunas e brasilidades. Cerâmicas e palhas falam das artesanias desta região e brinca-se com o modernismo e com peças de design bem brasileiro. “Mobiliário como as poltronas de franja Kariri, em palha de buriti, da Neca Abrantes e ícones de Carlos Motta e Jean Gillon se mesclam a criações de mestres artesãos e de artistas visuais, como Lídia Lisboa, Zimar e Gê Viana. Foi uma busca por materiais e por artistas que refletissem essa mistura potente que é o nosso Brasil”, destaca Marina Linhares, diretora criativa da marca.  

Conceito de hospedagem expandido: Atins em parceria com a Casa Gota d´Áya

Pop UP do charmoso vilarejo de pescadores em Atins

Atualmente, em sua terceira temporada, que se inicia em 15 de maio e se estenderá até 20 de novembro, a Oiá Casa Lençóis, que traz a expertise e o legado de uma bem-sucedida trajetória profissional nas experiências de viagem de alto padrão assinadas pelo TP Group, do empresário Tomas Perez, anuncia novidades.

Uma delas é a Pop UP Atins, que leva o conceito implementado por Oiá Casa Lençóis para esse charmoso vilarejo de pescadores que é uma das três portas de entrada para o parque nacional e frequentado por amantes de kitesurf em um cenário de dunas e lagoas que vão de encontro ao mar.  

Inspirada na hospedaria, a marca criou seu novo pouso em Atins em versão de pop up em parceria com a Casa Gota d’Áya, que conta com seis quartos e seis bangalôs e preserva a curadoria sensível que reflete a brasilidade e enaltece a beleza natural da região. Essa iniciativa, que se estende de junho a setembro, é um movimento que traz uma oportunidade única, oferecendo conforto e serviços de alto padrão totalmente inseridos no contexto de cada destino. 

Entre as opções de experiências em Atins, destacam-se passeio para observação da revoada dos guarás, passar uma manhã se refrescando nas águas das lagoas, se deslocar até os Lençóis em quadriciclo ou jardineira para assistir ao pôr-do-sol, aventurar-se em um caiaque pelos igarapés, desfrutar de uma manhã de praia e almoçar numa charmosa cabana à beira-mar e encerrar o dia com uma cavalgada pela imensidão das dunas.  Prática de kitesurf, massagem e aulas de yoga e pilates também podem ser adicionadas ao leque de experiências individuais.

Oiá Trekking Lençóis Maranhenses

Roteiro apresenta a rica biodiversidade dos Lençóis Maranhenses

Com duração de seis dias e cinco noites, esse trekking começa em Atins e segue com a experiência rara de caminhar pelas dunas, contemplando as nuances de uma paisagem transitória que se colore a cada instante do dia, e pernoite em uma casa de pescador na comunidade de Patacas. 

Uma jornada de total conexão com o entorno e consigo mesmo, até voltar a ser abraçado pelo conforto da alta hospitalidade da OIÁ Casa Lençóis na remota Santo Amaro, que permite uma imersão completa no parque nacional com travessia de dois dias (com um total de oito horas de caminhada, realizadas ao longo de dois dias, completando 27 km). O objetivo é despertar o olhar, surpreender com a natureza exuberante e apresentar a forma Oiá de receber. Nesse contexto, a proposta é desenhar uma viagem singular, da chegada até a despedida, em cada destino.

O roteiro apresenta a rica biodiversidade dos Lençóis Maranhenses, partindo de dunas que se encontram com o mar para uma imersão profunda pelo deserto alagado até alcançar as maiores lagoas e dunas do parque com total privacidade. Em locais opostos, os dois destinos da travessia mesclam estilos peculiares à viagem. 

Quanto às novidades de 2025, Tomas Perez, CEO da TP Group, afirma: “Percebemos que muito do sucesso de OIÁ em 2024 se deve ao nível dos serviços oferecidos aos hóspedes, como o sistema all inclusive, dos passeios à gastronomia. Um formato que deu certo e caminhamos para aprimorar ainda mais essas experiências. Nesta terceira temporada os projetos de expansão e novas atividades foram desenhados ouvindo os nossos hóspedes. Como o trekking para explorar o Parque Nacional, que acaba de ser incluído, um novo bangalô com mais duas suítes e a pop up de Atins. Tenho certeza que terão grande êxito”.

Estrutura e serviços da Casa Oiá Casa Lençóis

Com o objetivo de se preservar a privacidade, a propriedade possui uma cozinha, uma área de convivência comum formada por sala e um grande terraço e apenas oito suítes, duas delas sendo inauguradas na temporada que se abre em maio. Internamente, o projeto de decoração, assinado por Marina Linhares, é composto por itens representativos de grandes nomes do design brasileiro e objetos que povoam as casas do Brasil, sobretudo no Nordeste, alinhando ambientes que traduzem a sofisticação da cultura e da beleza regionais com escolhas minuciosas que ressaltam a leveza da paisagem e refletem a elegância do bem receber.

Dentro das experiências disponíveis aos hóspedes estão os passeios ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com fornecedores balizados e licenciados que respeitam as legislações municipal e federal de preservação e que são verdadeiros guardiões do imenso manancial de informações sobre a geografia, a cultura e o relevo do bioma.

A expertise desses profissionais, alinhada à excelência da equipe OIÁ, permite, inclusive, que os hóspedes tenham visitas noturnas no Parque Nacional e, agora, a possibilidade de trekking, atravessando as dunas. Estar dentro do parque com o céu estrelado é mágico e emociona pela simplicidade. Uma atmosfera que vai muito além de uma experiência visual e estética,  na qual a escala humana em sintonia com a natureza é impactante.

Gastronomia e cultura

Gastronomia da OIÁ estimula a diversidade dos ingredientes do Maranhão somada ao refinamento (Fotos: Divulgação)

A culinária regional é um destaque a mais no projeto da OIÁ Casa Lençóis. Estimulando a produção dos fornecedores locais e da própria horta, a proposta é trabalhar com a diversidade dos ingredientes do Maranhão somada ao refinamento de uma boa gastronomia.

Tudo é executado por uma equipe de colaboradores que conhecem a fundo a procedência e as especificidades de cada ingrediente. A carta de drinques também reflete o ecletismo e a autenticidade dos aromas da culinária maranhense com opções como a Caipitica de Caju, preparada com aguardente feita a partir da mandioca e caju tirado direto dos cajueiros da propriedade.

Outro destaque são as pequenas surpresas organizadas pela equipe, que em uma interação com a natureza, se utiliza de copas de árvores como cajueiros para oferecer almoços, jantares ou café da manhã com uma total ergonomia entre a natureza e o acolhimento.

Ações sustentáveis

Em sua concepção, a OIÁ Casa Lençóis guia-se pela adoção de práticas sustentáveis, dentre elas a utilização de fontes de energia renovável, como painéis solares, a promoção da gestão adequada de resíduos em todas as instalações, o desenvolvimento da economia familiar local, valorização da cultura tradicional, priorização dos produtores regionais em sua cadeia de fornecedores e contratação e capacitação de residentes para compor a equipe. A casa original da sede da antiga fazenda foi renovada a partir de uma ocupação cuidadosa com o entorno, que contou com a consultoria socioambiental da empresa Positiva, referência em limpeza e autocuidados naturais e regenerativos.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário