
O prefeito de Santo André, Gilvan Junior, anunciou, nesta terça (15), a 2ª edição do Festival Sabores da Cidade, que acontecerá de 12 de maio até 11 de junho em bares, restaurantes, lanchonetes e similares da cidade.
Na edição do ano passado, 94 estabelecimentos do segmento gastronômico de Santo André participaram do festival, para este ano já são 168 estabelecimentos inscritos. A expectativa é de que até 200 estabelecimentos participem da ação.
Atualmente, o município possui cerca de 7,8 mil CNPJ ativos no segmento gastronômico, foram investidos mais de R$ 55 milhões no setor e gerados mais de 10 mil empregos diretos desde 2017.
“É uma cidade que não só se preocupa, mas está junto com o empreendedor vendo suas dores e tentando ajudar com qualificação profissional, desburocratização e com programas como esse de incentivo para que as pessoas consumam em Santo André”, disse o prefeito.
Durante o festival, cada estabelecimento deverá oferecer um prato ou combo de acordo com o seu perfil gastronômico a preço promocional, para participar do festival, como por exemplo: Leve 2, pague 1; 20% de desconto em determinado item; combo promocional, acompanhamento grátis (bebida, sobremesa, etc).
De acordo com Gilvan, a Prefeitura “não amarra o empreendedor” dizendo o que ele tem que fazer. “Deixamos muito pela criatividade e também por cada estabelecimento saber o que funciona, o proprietário tem mais conhecimento sobre o que o seu consumidor vai querer”, explicou.
“Esperamos que a edição deste ano seja tão grande como foi no ano passado, que nós tenhamos o engajamento de cada um, o preparo, o prato”, disse Fabio Santana, diretor do Sindicato dos Hoteleiros de Santo André (Sintshogastro).
Roberto Moreira, presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do ABC (Sehal), elogiou o empenho da Prefeitura para com o setor. “A Prefeitura sempre foi muito atuante, nos ajudou bastante e isso gera comentários, matérias, traz gente para Santo André e isso até gera até ciúmes em outras Prefeituras pela pujança das casas de Santo André”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Evandro Banzato, destacou alguns números do novo parceiro do festival, o iFood, na cidade. “São 1.349 restaurantes associados ao iFood, 163 mil clientes, 700 mil pedidos (em março) e R$ 80 de ticket médio”, contou.
Banzato também falou sobre a rede Mc Donald’s que possui 16 unidades no município. “Santo André só fica atrás da cidade de São Paulo em número de Mc Donald’s e os faturamentos são altíssimos. Isso mostra o potencial de consumo do ABC, onde Santo André configura como a maior cidade, o primeiro lugar em potencial de consumo”, revelou. “O Polo Gastronômico atrai muitos turistas para a cidade”, completou.
O evento de encerramento acontecerá no dia 17 de junho, no Teatro Municipal de Santo André, com a reunião dos estabelecimentos participantes da campanha e o público geral. A divulgação do festival será realizada pela Prefeitura e pelos estabelecimentos, por meio de redes sociais, hotsite, outdoors, prismas de mesa, banners, cartazes e busdoors.
À Folha, Banzato revelou os novos empreendimentos gastronômicos que estão para serem inaugurados na cidade. “Temos, já para os próximos três a cinco meses, um novo restaurante ibérico que vai abrir na nossa cidade, um trattoria italiana junto com uma gelateria que estão anunciados, tem um outro restaurante internacional na região da Vila Bastos, Jardim Bela Vista. Então, tem muitos investimentos.Recentemente, chegou o pessoal da Boulangerie Carioca, um grupo grande de São Paulo, e já estão avaliando novos investimentos”, destacou.
O secretário falou também que o setor continua atraindo novos investimentos para Santo André. “É um segmento pujante que continua atraindo investimentos e o que podemos fazer como cidade para apoiar esse empreendedor, seja na agilidade em aprovar e agilizar os seus investimentos, seja na qualificação da mão de obra ou na promoção do seu estabelecimento temos feito com bastante entusiasmo”, enfatizou.
As inscrições estão abertas até quinta (17) e devem ser feitas por meio do link: http://acesse.santoandre.br/InscricaoFestival2025. Não há custo para os estabelecimentos participantes.
Adicione um comentário