Esportes

Skatistas e crianças plantam vida e esperança em Criciúma (SC)

Nesta quarta (16), skatistas estiveram com crianças da Escola Lino João Rech na Fazenda Solar e no Memorial Nikola Tesla, que integram o Programa Criciúma Sustentável

O STU National está de volta. O circuito brasileiro de skate começa nesta sexta (18) em Criciúma (SC), reunindo o país tem de melhor no esporte. Serão 78 skatistas e paraskatistas, entre eles os atuais campeões nacionais, que já entram nas pistas com a responsabilidade de defenderem seus títulos: os catarinenses Kalani Konig e Isadora Pacheco, na modalidade Park, e os paulistas Ivan Monteiro e Isabelly Ávila, no Street. A etapa fará parte dos festejos de 100 anos de emancipação política administrativa da cidade, centenário comemorado em 2025. 

O campeonato ainda não começou, mas as ações sociais do STU National de Criciúma (SC) em parceria com a Prefeitura já começaram a agitar a cidade. Nesta quarta (16), diversos skatistas estiveram com crianças da Escola Lino João Rech na Fazenda Solar e no Memorial Nikola Tesla, que integram o Programa Criciúma Sustentável. Na ocasião, plantaram mudas de girassol, enriquecendo e dando ainda mais vida a um lugar que sempre foi exemplo de comprometimento com a sustentabilidade.

“Amo essas ações com crianças, que são o nosso futuro. E quando elas são ligadas à sustentabilidade, fica tudo mais educativo. É a mesma mensagem que nós, skatistas, procuramos passar, de comprometimento. Estamos aqui para dar exemplo também”, disse Gabi Mazetto, uma das representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 no Street.

Do Street também estiveram presentes na ação Carla Karolina, Maria Almeida, Duda Ribeiro, Jorge dos Santos e Bruno Melão. Já da modalidade Park, Isadora Pacheco, Fernanda Galdino, Sofia Godoy, Lua Vicente e Flávia Haraguchi. E, do Paraskate, Léo Almeida e Rogério Bento.

“É uma alegria receber o STU em Criciúma, não só como competição, mas como troca cultural. Ver nossos alunos plantando girassóis ao lado dos atletas na Fazenda Solar Nikola Tesla foi simbólico: uma ação que une educação, meio ambiente e cultura. Criciúma tem uma história rica, um povo acolhedor e muita tradição. Mostrar isso aos atletas que nos visitam é motivo de orgulho. Tenho certeza de que eles vão deixar sua marca nas pistas e levar com eles um pouco da nossa cidade no coração”, disse o prefeito Vagner Espindola.

Crianças e skatistas plantaram mudas de girassol

Para a presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Robinalva Ferreira, esse primeiro contato entre skatistas e as crianças da cidade representou uma experiência diferenciada.

“As crianças puderam assistir a alguns skatistas no treinamento e, depois, na companhia deles, tiveram uma experiência ambiental inédita para a maioria. Foi um passeio muito legal nos carros elétricos da Prefeitura, com plantio de sementes de girassóis e ver de perto o gerador Van de Graaff no Memorial Nikola Tesla. Foi uma grande tarde”, comentou Robinalva.

Mas essa ação ligada à natureza e à preservação do meio-ambiente não para por aí. No domingo (20), dia das finais da primeira etapa do circuito brasileiro de skate 2025, os três atletas que subirem ao pódio de cada modalidade, seja no masculino ou no feminino, e também do Paraskate, plantarão mudas de árvore no próprio Parque da Prefeitura, que recebe o STU National neste fim de semana.

Fotos: Eduarda Salazar e Marcelo Becker


Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário