
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand anuncia, oficialmente, a entrega da obra de restauro dos seus emblemáticos pórticos vermelhos, concluindo a maior intervenção já realizada no edifício modernista projetado por Lina Bo Bardi. O projeto de preservação contou com o apoio master da AkzoNobel, multinacional holandesa especialista em tintas e revestimentos, que disponibilizou um sistema de soluções de pintura de alta tecnologia aplicada responsáveis por garantir a proteção e a durabilidade do icônico vermelho a este símbolo arquitetônico brasileiro por muitos anos.

Para esta grandiosa obra, a AkzoNobel forneceu os produtos de sua marca International, da unidade de negócios de Revestimentos Marítimos, de Proteção e para Iates. Além dos pórticos, a unidade também participou da revitalização do espelho d’água do vão livre do Museu. “Participar deste projeto é mais do que preservar um patrimônio: é manter viva uma das maiores expressões da arte e da arquitetura no Brasil. Unimos nossas soluções inovadoras que agregam resistência a intempéries e fidelidade estética com respeito ao legado de Lina Bo Bardi para garantir que as próximas gerações possam experienciar o MASP em sua plena forma”, afirma Giuliano Tramontini, Gerente Comercial – Revestimentos Marítimos, de Proteção e para Iates na América Latina da AkzoNobel.
E, para que as cores tão características do Museu possam também decorar as casas dos brasileiros, a AkzoNobel pediu para que a equipe de coloristas da Coral, sua unidade de tintas decorativas, realizasse uma curadoria para selecionar as tonalidades utilizadas no projeto, batizando-as de Novo Vermelho MASP, tom que corresponde ao vermelho característico aplicado por Lina Bo Bardi nos anos 1990 para proteger a estrutura de concreto e o Grafite Novo MASP, utilizado no recém-inaugurado edifício Pietro Maria Bardi. “Este é um momento simbólico e histórico para o MASP e para todos que apreciam a arte e a cultura. Ao celebrarmos a entrega no Dia Internacional da Arte, sugerindo cores para replicar esses icônicos marcos de São Paulo em projetos em casa ou onde nossa imaginação permitir, reafirmamos nosso compromisso com a preservação do patrimônio, o acesso à cultura e a valorização da arquitetura brasileira”, comenta Priscila Perez, Gerente de Cores e Relacionamento Brasil de Tintas Decorativas da AkzoNobel.
Tecnologia a serviço da arte
A inovação dos produtos aplicados na obra proporciona um maior espaço de tempo para a manutenção da pintura, preservando as cores características do MASP. O sistema de pintura aplicado pela AkzoNobel incluiu três soluções da marca International: o verniz epóxi Intergard 2001, o revestimento epóxi que assegura resistência sob imersão em água Interseal 670HS na cor Cinza Ral 7016 e o acabamento Polisiloxano Interfine 878 – o primeiro grande projeto de um museu com revestimento Polisiloxano em concreto no Brasil. Esse último produto garante elevada resistência ao intemperismo, intensa retenção de cor e brilho, e facilidade de limpeza das superfícies – características fundamentais para uma construção exposta à poluição e às variações climáticas da cidade de São Paulo.
A intervenção foi orientada por rigorosos critérios técnicos e de restauro, com acompanhamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), responsável pela validação dos testes. As etapas da obra incluíram a recuperação do concreto armado com tecnologias de nanotecnologia, sensores de monitoramento e recomposição cromática personalizada para integração com as partes históricas do edifício.
“Foi a primeira vez que essas estruturas passaram por um processo que levava em consideração critérios e parâmetros de restauro e preservação do patrimônio histórico. Nós assumimos o compromisso de aplicar metodologias científicas em todas as etapas, mantendo um rigor técnico também aplicado durante a obra no vão livre”, explica Miriam Elwing, gerente de Projetos e Arquitetura, MASP.

A entrega do restauro ocorreu em paralelo ao projeto de expansão do MASP, que inaugurou recentemente o prédio Pietro Maria Bardi, ampliando a área expositiva do museu e consolidando-o como um dos maiores centros culturais da América Latina.
Foto: Pedro Truffi
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