O alimento com probiótico, lançado em 1935 no Japão, segue sendo um dos produtos mais icônicos do mundo

Quando o médico e pesquisador Minoru Shirota começou a fazer as suas pesquisas sobre bactérias intestinais na Universidade de Kyoto, no começo da década de 1930, sua grande preocupação era ajudar a população do Japão – em especial as crianças que sofriam de infecções intestinais. Porém, ao descobrir o probiótico Lactobacillus casei Shirota (LcS) e desenvolver o Leite Fermentado Yakult, em 1935, o pesquisador acabou criando um produto que se tornaria um dos mais conhecidos e icônicos no mundo. Carro-chefe da multinacional japonesa até hoje, o Leite Fermentado Yakult é consumido diariamente por mais de 40 milhões de pessoas e está presente em 40 países e regiões.
Aos 90 anos de idade, o Leite Fermentado Yakult é um alimento consolidado entre os consumidores e líder no segmento em nível global. Para celebrar a data, a Yakult Honsha – matriz sediada em Tóquio – lançou um site especialmente voltado ao aniversário. Os internautas poderão ler em detalhes a história do Dr. Minoru Shirota e da empresa Yakult desde a fundação, ver como eram as primeiras embalagens e conhecer como foi o processo de expansão da multinacional ao longo dos anos. Além disso, a linha do tempo traz os lançamentos de outros produtos da marca até os dias atuais.
A filosofia do fundador da empresa sempre incluiu conceitos de Medicina Preventiva, pois o Dr. Minoru Shirota acreditava que ‘um intestino saudável leva a uma vida longa’. Nas últimas décadas, os cientistas têm confirmado que os trilhões de bactérias que compõem a microbiota intestinal são realmente fundamentais para a saúde física. Mais recentemente, com a descoberta do eixo microbiota-intestino-cérebro, os estudos passaram a mostrar que a microbiota também é importante para a saúde mental.

A Yakult Honsha e todas as suas filiais mantêm os preceitos do fundador de ‘contribuir para a saúde e felicidade das pessoas ao redor do mundo’. Assim, a paixão, os ideais e a curiosidade insaciável do Dr. Minoru Shirota continuam a ser transmitidas até hoje. “Desde o início, a Yakult sempre desenvolveu produtos com o objetivo de que sejam consumidos diariamente para a manutenção da saúde, com a determinação de seguir contribuindo para a saúde e a felicidade dos consumidores”, afirma o presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto.
O grande diferencial do Leite Fermentado Yakult é a presença do probiótico Lactobacillus casei Shirota, exclusivo da Yakult e um dos mais estudados no mundo. Os inúmeros estudos direcionados ao LcS, desenvolvidos de forma sistemática há mais de 90 anos, comprovam que este probiótico tem alta sobrevivência durante a passagem pelas barreiras naturais do organismo, como os sucos digestivos.
Por conseguir chegar vivo e em maior quantidade ao intestino, o Lactobacillus casei Shirota promove uma atividade intestinal mais saudável. Na microbiota intestinal, este probiótico produz vários metabólitos, entre os quais o ácido lático, responsável por melhorar o ambiente intestinal e, consequentemente, facilitar a digestão dos alimentos e ajudar na absorção dos nutrientes. Além disso, a diminuição do pH intestinal contribui para suprimir a proliferação de bactérias nocivas no ambiente intestinal.
Aprovação
Em 2001, o Leite Fermentado Yakult foi o primeiro leite fermentado fabricado no Brasil a ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como ‘alimento com alegações de propriedades funcionais e/ou de saúde’. Em agosto de 2023, o órgão regulador brasileiro voltou a confirmar a alegação de propriedade funcional do probiótico Lactobacillus casei Shirota contido nos leites fermentados da marca.
Dessa forma, as embalagens (pack de seis frascos) do Leite Fermentado Yakult, Yakult 40 e Yakult 40 light passaram a conter a informação de que ‘o leite fermentado contendo Lactobacillus casei Shirota pode contribuir com a saúde do trato gastrointestinal’. “A aprovação da ANVISA, que é bastante criteriosa nas suas demandas, foi uma grande vitória para a empresa e confirma cientificamente que a cepa LcS é realmente importante para a saúde gastrointestinal”, reforça o executivo Atsushi Nemoto.
Comprovações
As pesquisas para avaliar a ação do probiótico LcS foram intensificadas a partir de 1955 com a criação do Yakult Central Institute for Microbiology Research – atualmente Yakult Central Institute (Instituto Central Yakult) –, sediado em Kunitachi, Tóquio. “O foco do Instituto Central é realizar pesquisas e desenvolver produtos que utilizem microrganismos benéficos e que possuem funções biológicas regulatórias, com base no conceito da Medicina Preventiva como preconizava o nosso fundador”, reforça o presidente da Yakult do Brasil.
Para isso, as pesquisas se concentram nas áreas da microbiologia, nutrição, fisiologia, imunologia, bioquímica e biotecnologia, entre outras. O Instituto Central Yakult também é pioneiro em pesquisas sobre as funções dos probióticos no hospedeiro a partir de uma perspectiva microbiana. Os mais de 300 cientistas que atuam no Instituto utilizam as mais recentes tecnologias para analisar a relação cooperativa entre probióticos e bactérias intestinais.
Fundamental para a saúde
Cada ser humano tem uma microbiota intestinal única, como uma impressão digital, que se forma a partir do nascimento, ganha características específicas de acordo com o tipo de parto e o tempo de amamentação, e permanece praticamente inalterada ao longo da vida. Entretanto, fatores como idade, uso excessivo de antibióticos, estresse e, especialmente, alimentação, podem interferir na composição da microbiota, levar a uma disbiose (desequilíbrio entre as bactérias boas e ruins) e trazer consequências para a saúde. Por isso, especialistas sugerem a ingestão de alimentos contendo probióticos todos os dias.
Fotos: Divulgação
Adicione um comentário