
A Prefeitura de São Bernardo promove, na sexta (9) de maio, a 1ª edição da Rota do Emprego PcD, ação que visa ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo entre pessoas com deficiência na cidade. Ação ocorrerá das 9h às 15h, na Praça da Matriz, localizada na Rua Marechal Deodoro, região central do município, reunindo diversas frentes de atendimento para facilitar o acesso a vagas de trabalho, apoio a pequenos negócios e serviços especializados.
Essa é apenas a atividade inaugural do projeto, coordenado pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, que ao longo do ano irá percorrer diferentes regiões da cidade. A estrutura do evento contará com a Van da Central de Trabalho e Renda (CTR), com a oferta de vagas de emprego; a Van do Sebrae, com analistas do escritório regional do Grande ABC para atendimento e orientação; e o espaço da Sala do Empreendedor; além do suporte da Oficina Ortopédica Itinerante, que irá realizar pequenos reparos gratuitos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e equipamentos auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores.
O prefeito Marcelo Lima destacou que o município deve ter compromisso de promover novas oportunidades, independentemente de qualquer condição para a população. “A Rota do Emprego PcD simboliza o nosso compromisso com a inclusão, a cidadania e a geração de oportunidades para todos os públicos. Queremos garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso facilitado ao mercado de trabalho e, também, a ferramentas que possam desenvolver seus próprios negócios. Nossa gestão trabalha diariamente para construir uma São Bernardo mais inclusiva, próspera e acolhedora”, assinalou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude de São Bernardo, Rafael Demarchi, reforçou a importância da nova ação voltada ao público PcD. “Queremos, cada vez mais, ampliar o acesso da nossa população às oportunidades de emprego e empreendedorismo. A Rota do Emprego PcD chega para fortalecer a inclusão no mercado de trabalho e facilitar a vida de quem busca sua independência econômica. É uma grande oportunidade, não apenas para vagas, mas também para receber orientações valiosas de empreendedorismo e acesso a serviços fundamentais”, afirmou.
De acordo com o titular da pasta municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, Fábio Branco, a ação possui em seu escopo importante impacto social. “Estamos cientes das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência tanto na locomoção quanto na inserção no mercado de trabalho. A Rota do Emprego PcD foi desenvolvida justamente para auxiliar no acesso às vagas disponíveis e fomentar a inclusão efetiva nas empresas de São Bernardo”, completou.
A iniciativa complementa outras ações realizadas pela Administração com foco na geração de empregos e na inclusão social, como o Feirão de Emprego para Mulheres, promovido em março, que ofertou mais de 2.000 vagas em parceria com 40 empresas da cidade.
Já a Oficina Ortopédica Itinerante, como medida adicional à intermediação de emprego e do apoio ao empreendedorismo, se destaca como diferencial do evento, proporcionando mais conforto e autonomia às pessoas com deficiência por meio da manutenção e reparos gratuitos em seus equipamentos de locomoção.
Adicione um comentário