
O Vem Maria, serviço referência no acolhimento e apoio às mulheres vítimas de violência em Santo André, celebra neste mês 27 anos de atuação e a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Assistência Social, firmou uma importante parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que passará a atuar no equipamento em regime de plantão, uma vez por semana, prestando atendimento jurídico para as mulheres que utilizam o serviço.
“Celebrar os 27 anos do Vem Maria é reafirmar o nosso compromisso com a proteção e a valorização das mulheres de Santo André. Esta nova parceria com a Defensoria Pública é um avanço muito importante, pois amplia o acesso ao atendimento jurídico gratuito, fortalece a rede de apoio e garante mais dignidade e acolhimento para quem mais precisa. Vamos seguir trabalhando para que nossas mulheres se sintam cada vez mais amparadas e seguras em nossa cidade”, afirmou o prefeito Gilvan Junior.
O objetivo da parceria é ampliar o acesso gratuito à orientação e atendimento jurídico para as mulheres atendidas pelo Vem Maria, fortalecendo a rede de proteção e garantindo direitos.
“Celebrar os 27 anos da sede do Vem Maria é reconhecer a força e a importância de um espaço que acolhe, escuta e transforma vidas. A luta contra a violência exige coragem, acolhimento e compromisso – e é exatamente isso que o Vem Maria representa para tantas mulheres em Santo André. Quero também exaltar todas as funcionárias que, desde a porta de entrada, fazem um trabalho excelente, oferecendo acolhimento, respeito e esperança a quem mais precisa”, disse a primeira-dama Jéssica Roberta.
“Este é um passo muito importante na história do Vem Maria. Celebramos 27 anos de acolhimento com a certeza de que estamos fortalecendo ainda mais o suporte que oferecemos às mulheres da nossa cidade”, destaca a secretária de Assistência Social, Ana Claudia de Fabris.
Com a nova parceria, as mulheres que procurarem o Vem Maria terão acesso facilitado à Defensoria Pública, que prestará atendimento jurídico no próprio espaço do serviço, sem necessidade de deslocamento para outros pontos da cidade. A medida reforça a atuação conjunta de diferentes setores públicos no combate à violência de gênero e no fortalecimento da cidadania em Santo André.
“Temos muito o que comemorar. O Vem Maria é um espaço importante de acolhimento a mulher vítima de violência, mas mais do que isso, é um serviço que vem crescendo para gente atender e acolher a mulher de Santo André. A gente agradece muito essa parceria com a Defensoria Pública e agora a mulher andreense tem mais essa facilidade”, comemorou a deputada estadual Ana Carolina Serra.
“É nossa prioridade implementar atendimentos em serviços como o Vem Maria. Equipamentos especializados são importantes e fazem muita diferença na política pública. A Defensoria Pública na cidade está de portas abertas, mas é importante que haja um plantonista especializado para prestar esse atendimento, porque nosso objetivo em comum é que essas mulheres sejam bem atendidas e acolhidas”, acrescentou Fernanda Costa Huesto, da Defensoria Pública de São Paulo.
Também estiveram presentes a coordenadora do Nudem (Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria de São Paulo), Fernanda Costa Huesto e Fernanda Simoni, da Defensoria Pública de São Paulo.
Adicione um comentário