
São Caetano é a segunda cidade mais desenvolvida do Brasil. É o que aponta o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), ranking que mapeou 5.550 municípios brasileiros com base em indicadores de Educação, Saúde e Emprego e Renda. O estudo foi divulgado, nesta quinta (8).
Com índice 0,8882, São Caetano ficou atrás somente de Águas de São Pedro (0,8932), cidade do interior paulista com menos de 3 mil habitantes. Essa é a maior pontuação da cidade do ABC desde o início da série histórica do IFDM, em 2013.
“Este é mais um reconhecimento ao trabalho realizado em São Caetano do Sul. Atuamos dia e noite com o objetivo de elevar os serviços públicos ao padrão de excelência, sempre com o foco na ponta, que é a melhora da qualidade de vida da nossa população”, ressalta o prefeito Tite Campanella.
O índice varia de 0 a 1 ponto. Quanto mais perto de 1, maior é o desenvolvimento (São Caetano foi classificada como de desenvolvimento alto). Em Emprego e Renda, o IFDM analisa estatísticas relacionadas com absorção da mão de obra formal, PIB per capita, diversidade econômica, participação dos salários no PIB, percentual de desligamentos voluntários e taxa de pobreza.
Em Saúde, são considerados dados de pré-natal, gravidez na adolescência, internações sensíveis à Atenção Básica e por doenças relacionadas a saneamento inadequado, óbitos infantis evitáveis, cobertura vacinal e proporção de médicos disponíveis para cada mil habitantes.
Em Educação, a pesquisa abrange informações sobre adequação da formação de professores, oferta de ensino em tempo integral, taxa de atendimento escolar a crianças de zero a três anos, taxa de abandono, distorção idade-série e números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
A pontuação obtida por São Caetano está muito acima da média nacional (0,6067, que significa desenvolvimento moderado). Na ponta de baixo do IFDM ficou Ipixuna, no interior do Amazonas (0,1485 – desenvolvimento crítico).
São Caetano acumula posições de destaque em diversos rankings de desenvolvimento social, econômico e de qualidade de vida. A cidade possui o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País, entre outros títulos.
Adicione um comentário