Instáveis
O prazo para definições sólidas em relação às eleições de 2026 é outubro próximo, um ano antes do pleito, ou até o primeiro semestre do ano que vem. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, em recente jantar com deputados, que é “candidatíssimo” à reeleição, porém, cinco partidos de centro e de direita que compõem sua coalizão (União Brasil, PSD, MDB, PP e Republicanos) têm movimentos instáveis e não asseguram apoio à possível tentativa do petista de se reeleger e ainda são entusiastas da possível candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas.
Instáveis I
As cinco legendas somam quase metade do total de deputados da Câmara, com 240 parlamentares. Um fator que tem intensificado a dificuldade é o fato da prometida reforma ministerial ainda não ter se concretizado. Após as eleições de 2024, aliados de Lula defenderam a necessidade de mudança nos ministérios, porém, seis meses após o pleito, a reforma se arrasta sem sair do papel.
Prisões
A prisão do ex-presidente Fernando Collor, no final de abril último, elevou para 20 o número de ex-presidentes da América do Sul presos, neste século, de acordo com levantamento publicado pelo jornal Folha de S.Paulo. Corrupção é a causa mais comum entre os presos, em seguida, crimes contra a humanidade, relacionados à ditaduras e tentativas de golpe e violação à Constituição. Nos cinco últimos, além de Collor, foram presos os ex-presidentes Pedro Castillo (Peru), em 2022; Jeanine Añez (Bolívia), 2021; Abdalá Bucaran e Álvaro Uribe (Equador), em 2020.
Aposta
O PSB planeja escalar o vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin (PSB), para atrair integrantes do PSDB que estão insatisfeitos com a união da sigla ao Podemos. A intenção é engrossar o número de apoiadores à possível pré-candidatura de Marcio França (PSB) ao Governo de SP e lançar João Campos (PSB), prefeito de Recife, como candidato à presidência, em 2030. Alckmin já havia atuado, em 2023, em Barueri, quando o ex-prefeito Rubens Furlan deixou o PSDB rumo ao PSB. A expectativa, agora, é de que a deputada estadual Bruna Furlan (PSDB) e o restante político da família façam o mesmo.
Aprovação
Deputados estaduais de São Paulo mantêm um acordo informal que garante a aprovação de projetos sem discussão no plenário da Assembleia Legislativa (Alesp). Todos os partidos, do PT ao PL, fazem parte. De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, cada deputado, em ordem de preferência, escolhe três propostas prioritárias para o mandato. As indicações são reunidas em uma lista, organizada pelo deputado Thiago Auricchio (PL), e repassadas aos líderes partidários. Cada líder consulta suas respectivas bancadas e, então, todos se reúnem, novamente, e definem quais projetos têm consenso para seguir em frente.
Pesquisa
Levantamento divulgado, na terça (6), pelo Instituto Paraná Pesquisas, o ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), cresceu 1,7 ponto percentual na disputa pelo Governo do Estado. O tucano, que anteriormente pontuava 3% num dos cenários com o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), alcançou 4,7% das intenções de voto. O crescimento aconteceu num intervalo de apenas um mês. Serra é citado em todos os seis cenários da pesquisa e chega a 7,1% da preferência dos eleitores.
Inovador
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, inovou mais uma vez. Em articulação com a Câmara Municipal concedeu, durante visita do governador Tarcísio de Freitas ao município, na terça (6), para entrega de mais de 700 títulos de apartamentos e lançamento do CDH Móvel, quebrou o protocolo do evento e surpreendeu Tarcísio com a entrega do título de Cidadão São-Bernardense, junto aos 28 vereadores da cidade. Foi a primeira vez, na história recente da cidade, que um governador recebeu o título durante um evento público.
Inovador I
O ex-governador Geraldo Alckmin recebeu o título de Cidadão São-Bernardense, na gestão William Dib, em 2006; Rodrigo Garcia, ex-governador, enquanto secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, também recebeu o título, na gestão do ex-prefeito Luiz Marinho (PT), em 2013; mas todos foram homenageados em cerimônias na Câmara.
Discurso
O governador Tarcísio de Freitas, em passagem por São Bernardo, mencionou Deus em dois momentos de seu discurso. No início disse: “que Deus abençoe os obedientes e perdoe os maridos mentirosos”. No final, afirmou: “outro dia estava na igreja e falava-se sobre as alianças que Deus faz com seu povo. E como essas alianças estão intimamente ligadas a promessas. Deus tem promessas para todo mundo, de prosperidade, de cura e a maior de todas, que é a promessa da vida eterna. Mas o título (dos apartamentos) é uma promessa de Deus e vocês estão realizando essa promessa”.
Visita
A ministra das Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, esteve em Santo André, na sexta (9), onde participou de reunião do Consórcio Intermunicipal do ABC. Na ocasião, Gleisi dialogou com prefeitos da região e ouviu as principais demandas. Também ficou evidente a intenção da ministra em sentir como está o cenário político da região, tendo em vista a disputa eleitoral de 2026, na qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva buscará a reeleição.
Adicione um comentário