A Prefeitura de São Bernardo promoveu na sexta (9) a primeira edição da Rota do Emprego PcD, iniciativa voltada a ampliar as oportunidades para inserção no mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo entre pessoas com deficiência na cidade. Realizado na Praça da Matriz das 9h às 15h, o evento registrou a circulação de mais de 100 moradores, dos quais 45 fizeram o cadastro para emprego em uma das 28 funções oferecidas por empresas parceiras. A maioria dos inscritos envolve deficientes auditivos e portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista).
A estrutura da Rota do Emprego PcD, que ao longo do ano irá percorrer diferentes regiões da cidade – a próxima parada deve ser no Batistini -, contou com a Van da Central de Trabalho e Renda (CTR), com a oferta de vagas de emprego; a Van do Sebrae, com analistas do escritório regional do Grande ABC para atendimento e orientação; e o espaço da Sala do Empreendedor; além do suporte da Oficina Ortopédica Itinerante, outro programa inédito da Prefeitura, que realiza pequenos reparos gratuitos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e equipamentos auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores.

O prefeito Marcelo Lima, que esteve na Praça da Matriz para acompanhar as atividades, pontuou que o município tem o compromisso de promover novas oportunidades, independentemente de qualquer condição para a população, sobretudo para a parcela que normalmente não encontra uma porta para o mercado de trabalho ou outros serviços públicos. “Esse programa é importante para dar oportunidade àquela pessoa que não era vista nem lembrada em São Bernardo. Isso é prioridade para nós, e a Rota do Emprego PcD simboliza o nosso compromisso com a inclusão, a cidadania e a geração de oportunidades para todos os públicos. Queremos garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso facilitado ao mercado de trabalho e, também, a ferramentas que possam desenvolver seus próprios negócios”, comentou o chefe do Executivo.
A iniciativa complementa outras ações realizadas pela Administração com foco na geração de empregos e na inclusão social, como o Feirão de Emprego para Mulheres, efetivado em março, que ofertou mais de 2.000 vagas em parceria com 40 empresas da cidade.
Foto: PMSBC
Adicione um comentário