Esportes

Natural da Ilha, Yndiara Asp busca bicampeonato em Floripa no STU National

Florianópolis é considerada um dos grandes berços do skate brasileiro. É uma cultura que está enraizada nos chamados “manezinhos da Ilha”. Entre eles, Yndiara Asp, nascida e criada na capital catarinense, um dos muitos nomes do Estado a bater asas e rodar o mundo erguendo a bandeira do Brasil – inclusive, representou o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Daqui a duas semanas, Yndi quer brilhar em casa novamente, no STU National, que acontece em Floripa (SC) de 23 a 25 de maio

Yndiara já se consagrou campeã da modalidade Park da etapa de Floripa do STU National 2024, quando a Ilha da Magia entrou de vez no calendário do skate. Na ocasião, o Skatepark do Abraão, na região continental, foi totalmente revitalizado pela Prefeitura e ganhou pistas de Street e Park de nível internacional. A de Park, com seus 1.237,68 m², não demorou a levar a assinatura de Ynd, que abriu a temporada garantindo o título diante de muitos parentes e amigos.

“Nasci e fui criada na Lagoa da Conceição e é um orgulho representar Floripa pelo mundo. Nessa nova pista que temos aqui há um ano surgirão novos talentos, e só temos a agradecer à Prefeitura, ao STU e a todos os demais que apoiam o skate. É uma pista de alta qualidade, não tem nenhuma imperfeição. O pudim dela, que é aquele obstáculo central, é um dos melhores que temos em pistas do Brasil e de fora. Floripa merecia um espaço como esse”, disse Ynd.

Cada etapa do STU National conta sempre com a presença de 72 skatistas, sendo 24 rapazes e 12 meninas em cada uma das modalidades (Street e Park). Além disso, oito paraskatistas, que nesta segunda etapa desfilarão talento no Park – em Criciúma, a competição foi na pista de Street, com título para Felipe Nunes.

“Conto com a energia da Ilha, da família e dos amigos para celebrar e fazer o que a gente ama ao lado deles, o que é muito especial. Todas as influências que tive para hoje estar aqui, a minha base e o que me formou para o skate, vieram de Floripa. E essa pista dará continuidade a essa história muito forte que a cidade tem com o esporte. Que cada vez mais pessoas possam investir e incentivar, porque muda vidas, transforma, educa e ensina lições”, finalizou Ynd.

Ingressos – Para curtir tudo isso bem de perto, os ingressos já estão disponíveis para retirada no site da ZIG (https://zig.tickets/eventos/stu-national-florianopolis-2025-eliminatorias). É gratuito e permite acesso às arquibancadas das modalidades Street e Park, mediante à disponibilidade de lugar, e às áreas comuns como ativações, praça de alimentação, à feira URB e aos shows do dia. Cada pessoa tem o direito a retirar, por pedido, até 5 ingressos.

Foto: Julio Detefon / STU

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário