
O terceiro carro elétrico mais vendido do Brasil nos primeiros meses de 2025 e o elétrico líder de vendas entre as marcas premium, com 1.274 emplacamentos, o Volvo EX30 passa a ser produzido, também, na fábrica de Ghent (Bélgica), que iniciará a produção do EX30 Cross Country ainda este ano. Com o fechamento de abril, a Volvo Car Brasil, que é a vice-líder de vendas entre as montadoras mais desejadas, assumiu também o segundo lugar no ranking de comercialização de veículos 100% elétricos tanto no acumulado do ano, quanto no período de 30 dias.
A Volvo Cars continua a diversificar sua presença global de fabricação para um de seus modelos mais populares e expande sua capacidade de produção para melhor atender à demanda dos clientes.
A inclusão do EX30 na linha de produção de Ghent resultará em cerca de 350 novos empregos na fábrica, elevando o total de funcionários para quase 6.600 pessoas.
“O EX30 é crucial para nós, à medida que continuamos a fortalecer nossa posição no mercado de veículos elétricos premium na Europa. Investir na produção europeia do EX30 em Ghent se alinha perfeitamente com nossa estratégia de longa data de fabricar nossos carros onde eles vendem melhor. Nossa presença global flexível contribui para nossa resiliência, permitindo-nos ajustar nossos planos de fabricação com agilidade”, disse Francesca Gamboni, diretora de fabricação e cadeia de suprimentos da Volvo Cars.
Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, comenta sobre a novidade. “Na Volvo, temos esta estratégia de diversificar a produção nas diferentes fábricas que temos pelo mundo. Vale ressaltar que o EX30 é o terceiro carro elétrico mais vendido do Brasil, até o momento em 2025. Como falamos, desde o lançamento, é a porta de entrada para os clientes que desejam conhecer o universo eletrificado e ter um produto premium. Sobre a fabricação na Bélgica, não influencia a nossa operação, aqui no Brasil, mas reforça nosso objetivo principal de otimizar as estruturas e, consequentemente, melhorar o que oferecemos para os nossos clientes”, explica Godoy.
Para viabilizar a produção do EX30 em Ghent, a empresa realizou investimentos de cerca de 200 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,3 bilhão) em sua fábrica belga nos últimos anos. As mudanças na fábrica incluem a adição de uma nova plataforma automotiva completamente, a instalação de quase 600 robôs novos ou reformados, uma ampliação da área de baterias, uma nova linha de produção de portas e uma nova linha de montagem de baterias.
A produção do EX30 na Europa vai de encontro com a estratégia de sustentabilidade e competitividade da União Europeia, representando um investimento em um futuro que cria empregos e abraça a inovação e a eletrificação. Entre as fábricas de Ghent, na Bélgica, e Torslanda, na Suécia, a Volvo Cars agora produz dez modelos diferentes de carros elétricos e híbridos na Europa.
“Após a decisão tomada no outono de 2023 de levar a produção do EX30 para Ghent, conseguimos industrializar o novo modelo em tempo recorde. Graças ao engajamento e à colaboração de toda a equipe de Ghent, reduzimos o tempo de industrialização pela metade. Hoje, temos o enorme orgulho de receber o EX30 e demonstrar que novas tecnologias e inovações nos permitem reagir com mais flexibilidade às demandas do mercado”, afirmou Stefan Fesser, gerente da fábrica da Volvo Cars em Ghent.
Localizada nos arredores da terceira maior cidade da Bélgica e no coração da região portuária do Mar do Norte, a fábrica da Volvo Cars em Ghent foi inaugurada em 1965 e é a única fábrica de automóveis totalmente desenvolvida no país. Juntamente com a de Torslanda, é uma das duas fábricas de automóveis operadas pela Volvo Cars na Europa, que conta com uma terceira em construção na Eslováquia.
Além do EX30, a fábrica de Ghent também produz outros modelos eletrificados – os modelos totalmente elétricos EX40 e EC40, bem como os modelos híbridos XC40 e V60 (não disponíveis no mercado brasileiro). Em 2024, a fábrica produziu pouco mais de 186 mil carros.
Adicione um comentário