Cidades São Caetano

São Caetano inaugura Centro de Inteligência Epidemiológica e Doenças Infecciosas

Ciedi (Centro de Inteligência Epidemiológica e Doenças Infecciosas) está localizado na Rua Pernambuco, altura do número 76, no Centro

O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, inaugurou, nesta segunda (19), o Ciedi (Centro de Inteligência Epidemiológica e Doenças Infecciosas) Helena Franco Munhoz, localizado na Rua Pernambuco, altura do número 76, no Centro.

O equipamento irá realizar atendimentos especializados nas áreas de Infectologia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Enfermagem e Serviço Social e conta com o SAE (Serviço de Atenção Especializada), o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e a Inteligência Epidemiológica, em atuação conjunta com o Civisa (Centro Integrado de Vigilância em Saúde).

“Foram investidos R$ 6,2 milhões, integralmente pago pela USCS, uma forma de, ao mesmo tempo, que se investe nos cursos que serão abrangidos pela experiência que vamos ter no Ciedi, ele também contribui com a cidade, com a vida da comunidade, que é uma coisa muito importante”, afirmou o prefeito.

O novo espaço integra a assistência, a prevenção e o serviço de inteligência epidemiológica em um único ambiente, voltado especialmente ao atendimento de pessoas com HIV/AIDS, hepatites virais, tuberculose e outras infecções.

 “O Ciedi além de trazer a já importante experiência e excelência de cuidados do antigo Cepadi, no que diz respeito à assistência, coleta, orientação, ele vem agregando, além dessa experiência que já é trazida, um prédio com melhores condições de trabalho proporcionais, que vai permitir uma oferta maior para os nossos munícipes e vem agregando, o que é mais importante, um novo Núcleo de Inteligência Epidemiológica”, disse a secretária de Saúde, Adriana Berringer.

O reitor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Leandro Prearo, destacou que “um dos pilares da iniciativa”, é a integração acadêmica.  “O Ciedi tem uma novidade importante que é incorporar a função de inteligência epidemiológica, que vai permitir a gente monitorar em tempo real, antecipar surtos, planejar ações preventivas de saúde com base em evidências, mas, importante registrar que um dos pilares desta iniciativa, é a integração acadêmica. E esse espaço integra muitos cursos. Então, os alunos vão poder estagiar no local nas diversas áreas, estudantes de medicina, enfermagem, farmácia, inclusive, psicologia, nutrição, biomedicina, entre outros”, contou.

À Folha, o coordenador municipal de Infectologia de São Caetano, Fabio Leal, avaliou que com essa inauguração, São Caetano se torna uma referência regional. “Não só de atendimento municipal, mas isso coloca São Caetano como uma referência regional, porque é um serviço que tem essa característica de atendimento além do município e integração com o Estado e o governo federal pelas características do próprio programa, que atende a população de São Caetano, mas tem essa possibilidade regional na parceria com outros municípios”, afirmou.

ESTRUTURA

O Ciedi possui quatro consultórios médicos, um consultório odontológico e salas de vacinação, triagem, coleta de exames, farmácia e esterilização. A expectativa é a de que sejam realizados cerca de 1,4 mil atendimentos por mês, entre consultas, coletas de exames e dispensação de medicamentos.

O espaço realizará testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites virais; dispensação de autotestes de HIV, preservativos, lubrificantes e materiais educativos; campanhas e ações educativas, entre outros serviços. “Atualmente, são 200 pacientes em acompanhamento, 160 deles são munícipes”, revela a secretária Adriana. 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário