Quinta Avenida

Oscar Hammerstein II emérito letrista

Emérito letrista, Oscar Hammerstein II, nasceu na cidade de Nova York no dia 12 de julho de 1895. O avô Oscar Hammerstein I, era empresário teatral de origem alemã. Opai era de uma família judia e a mãe, filha de pais britânicos. Oscar frequentou a Universidade de Columbia (1912-1916), onde estudou Direito. Embora o pai admi-nistrasse o Victoria Theater e fosse produtor de espetáculos de “vaudeville”, se opôs ao desejo do filho de participar das artes cênicas e musicais.

Oscar Hammerstein II and Richard Rodgers

Após a morte do pai, em julho de 1914, quando tinha 29 anos, participou da primeira peça teatral no “Varsity Show” (Show do tempo do Colégio) intitulada “On Your Way” (No seu caminho). Após a formatura, fez parte do comitê de jurados do show e continuou a contribuir para vários musicais, incluindo “Fly With Me” (Voe comigo), escrito por Richard Rodgers e Lorenz Hart.
Após abandonar a carreira de advogado, Hammerstein II seguiu definitivamente para a carreirado teatro musicado, colaborando profissionalmente com Herbert Stothart, Otto Harbach e Frank Mandel, renomados compositores. Dessa colaboração surgiu o primeiro musical “Always You” (Sempre você), escrevendo os diálogos e as letras das músicas, em 1920.
Ao longo dos 40 anos seguintes, se uniu a muitos compositores, incluindo Jerome Kern, com quem teve enorme sucesso. Em 1927, eles produziram o maior êxito baseado no romance homônimo da escritora Edna Ferber, “Show Boat”, no Brasil com o título de O barco das Ilusões, onde apareceu o famoso tema “Ol´ Man River” (O velho rio). Frequentemente revivido e considerado uma das obras-primas do teatro musicado norte-americano.
Outros musicais de Kern Hammerstein II incluem Sunny, Sweet Adeline, Music In The Air, Three Sisters e Very Warm For May. A colaboração mais bem sucedida começou quando se juntou a Richard Rodgers, após a morte prematura do então letrista Lorenz Hart. Um detalhe, Hart escrevia a letra após receber a música já pronta de Rodgers, no caso de Hammerstein II, este escrevia a letras antes da música de Rodgers.
A primeira adaptação entre ambos, produziu o musical “Oklahoma!”, que estreou na Broadway em 1943, integrando completamente todos os aspectos do teatro musicado, com as canções e danças surgindo e desenvolvendo ainda mais o enredo e os personagens. Após esse primeiro musical, surgem “Carousel”, “The King And I” (O rei e eu) e “South Pacific” (Pacífico Sul).
Fazendo-se uma seleção entre as mais belas canções compostas pela du-pla Rodgers e Hammerstein II estão: “No Other Love” (Não outro amor), “Shall We Dance?” (Vamos dançar?), “You´ll Never Walk Alone” (Você nunca andará só) e “Hello, Young Lovers” (Alô jovens amantes). Outra faceta de Hammerstein II, com a preocupação na defesa dos direitos autorais dos escritores da indústria teatral, ao ocupar o cargo de membro da Dramatists Guild of America em 1956 como décimo primeiro presidente da organização sem fins lucrativos.
Na vida pessoal, ele se casou em primeiras núpcias com Myra Finn em 1917. O casal se divorciou em 1929. Nesse mesmo ano, casou-se novamente com Dorothy Jacobsen. Ele teve três filhos, William e Alice de sua primeira esposa e James da segunda.
Hammerstein II, foi um dos mais importantes libretistas (escritores dos enredos e diálogos) dos musicais da Broadway e também letrista de centenas de canções. Sua reputação é baseada em grande parte nas versões cinematográficas dos musicais, especialmente “The Soundof Music”. É importante entender que Rodgers e Hammerstein II foram produto da sinceridade.
De acordo com a crítica especializada da época, ambos produziram musicais onde o amor é o principal e mais importante objetivo. Oscar Greeley Clendernning Hammerstein II, seu nome por extenso, faleceu acometido por um câncer no dia 23 de agosto de 1960, aos 65 anos de idade. A última música que compôs foi “Edelweiss”. Uma personalidade musical que, jamais será esquecida pela excelência de sua obra.

Oscar Hammerstein II

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário