
Dia histórico para São Bernardo. O prefeito Marcelo Lima assinou Ordem de Serviço para revitalização do imóvel onde funciona o Centro de Memória da cidade, na Alameda Glória, 197, no Centro da cidade. O espaço abriga acervo histórico da cidade com mais de 700 mil itens.
O Centro de Memória ocupa casa e galpão históricos, tombados pelo Conselho Municipal de Patrimônio. As intervenções para restauração contemplam troca completa da cobertura, adequações para garantir reforma das instalações hidráulica e elétrica, substituição de pisos e acessibilidade, entre outras melhorias. Cerca de R$ 4 milhões serão investidos, por meio de iniciativa privada.
O prefeito Marcelo Lima comentou que a demanda para reforma do imóvel é antiga. “Quando eu era secretário, visitei o Centro de Memória, mas não tinha recursos para fazer a restauração. Há anos, o imóvel está abandonado. Quando chove, chove mais dentro do que fora. Temos acervo de prefeitos e governadores que passaram por aqui, de famílias tradicionais, história do transporte, do setor moveleiro, dos batateiros. A história de São Bernardo tem que ser resgatada. E, agora, vou ter a oportunidade de também entrar para a história do Centro de Memória”, disse o prefeito Marcelo Lima.
A antiga entrada original situada na Rua Jurubatuba, será reconstruída, e o muro nesta lateral do imóvel dará lugar a gradil, valorizando a fachada do equipamento.

Entre os entusiastas da restauração do Centro de Memórias presentes no evento estavam membros da Associação dos Amigos da Memória (AME) São Bernardo, entre eles a presidente da entidade, Hilda Breda. “Fizemos um pedido ao prefeito em março para a restauração do espaço. Ele nos disse que até o fim de maio nos daria um retorno sobre o assunto. O prefeito cumpriu a promessa e hoje assina a ordem de serviço para início da restauração. Custou mais veio, a justa restauração”, celebrou a Hilda fazendo paródia com o hino de São Bernardo.
“O Centro de Memória guarda a história da cidade, que conta a relevância de São Bernardo. E isso não pode ficar contido só aqui dentro. Precisamos garantir o acesso dos moradores, de quem vem de fora em busca de informações. A restauração atende antiga reivindicação e valoriza o Centro de Memória”, afirmou a secretária de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis.
Adicione um comentário