Cidades São Bernardo

Sede do Centro de Memória de São Bernardo será revitalizada

Prefeito Marcelo Lima assinou, nesta sexta (23), Ordem de Serviço para revitalização do imóvel

Dia histórico para São Bernardo. O prefeito Marcelo Lima assinou Ordem de Serviço para revitalização do imóvel onde funciona o Centro de Memória da cidade, na Alameda Glória, 197, no Centro da cidade. O espaço abriga acervo histórico da cidade com mais de 700 mil itens.

O Centro de Memória ocupa casa e galpão históricos, tombados pelo Conselho Municipal de Patrimônio. As intervenções para restauração contemplam troca completa da cobertura, adequações para garantir reforma das instalações hidráulica e elétrica, substituição de pisos e acessibilidade, entre outras melhorias. Cerca de R$ 4 milhões serão investidos, por meio de iniciativa privada.

O prefeito Marcelo Lima comentou que a demanda para reforma do imóvel é antiga. “Quando eu era secretário, visitei o Centro de Memória, mas não tinha recursos para fazer a restauração. Há anos, o imóvel está abandonado. Quando chove, chove mais dentro do que fora. Temos acervo de prefeitos e governadores que passaram por aqui, de famílias tradicionais, história do transporte, do setor moveleiro, dos batateiros. A história de São Bernardo tem que ser resgatada. E, agora, vou ter a oportunidade de também entrar para a história do Centro de Memória”, disse o prefeito Marcelo Lima.

A antiga entrada original situada na Rua Jurubatuba, será reconstruída, e o muro nesta lateral do imóvel dará lugar a gradil, valorizando a fachada do equipamento.  

Centro de Memória ocupa casa e galpão históricos, tombados pelo Conselho Municipal de Patrimônio

Entre os entusiastas da restauração do Centro de Memórias presentes no evento estavam membros da Associação dos Amigos da Memória (AME) São Bernardo, entre eles a presidente da entidade, Hilda Breda. “Fizemos um pedido ao prefeito em março para a restauração do espaço. Ele nos disse que até o fim de maio nos daria um retorno sobre o assunto. O prefeito cumpriu a promessa e hoje assina a ordem de serviço para início da restauração. Custou mais veio, a justa restauração”, celebrou a Hilda fazendo paródia com o hino de São Bernardo.

“O Centro de Memória guarda a história da cidade, que conta a relevância de São Bernardo. E isso não pode ficar contido só aqui dentro. Precisamos garantir o acesso dos moradores, de quem vem de fora em busca de informações. A restauração atende antiga reivindicação e valoriza o Centro de Memória”, afirmou a secretária de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário