A criança é a esperança do futuro! Quem nunca escutou esta frase? Com certeza, por diversas vezes e em várias situações alguém já disse isso perto de você.
O meio ambiente rege a vida dos seres vivos que habitam o planeta. É a nossa sobrevivência. Por isso, quanto mais cedo a criança aprender a preservar o que a natureza nos fornece de graça, melhor para todos.
Para garantir o amanhã é preciso agir agora. Preparar os pequenos para lidar com os desafios do futuro começa pelo convívio familiar e passa pela fase escolar.
A educação ambiental não precisa ser necessariamente uma imposição. É perfeitamente possível aliar as boas práticas de sustentabilidade com a brincadeira infantil, de forma que seja mais um atrativo fácil de ser absorvido.
Não é necessária nenhuma manobra extraordinária para introduzir o meio ambiente na educação infantil. Dentro de casa, por exemplo, no almoço e no jantar ensine a criança a não desperdiçar o alimento. Ao escovar os dentes, alerte-a para fechar a torneira para não desperdiçar água. E prepare-a para separar o lixo orgânico do inorgânico e reaproveitar o lixo reciclável.
Na escola os professores podem incluir no currículo os projetos que envolvem a flora e a fauna. Aulas extracurriculares também ajudam a conscientização das crianças, tais como a construção de uma horta coletiva; a participação em peças teatrais; exposições de trabalhos; brincadeiras e jogos lúdicos com produtos recicláveis; assistir filmes e desenhos sobre sustentabilidade; fazer artesanatos com materiais que iriam para o lixão; andar de bicicleta nos parques; e até conversas descontraídas em meio a natureza.
Recentemente, os alunos do Colégio Santer, no bairro Santa Teresinha, descobriram os benefícios dos programas Moeda Verde e Moeda Pet, implantados no Governo Paulo Serra, em Santo André. As aulas extracurriculares foram ministradas pelas equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e de Proteção e Bem Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente. Por tradição, a escola mantém ações e práticas sustentáveis a fim de aprofundar o conhecimento sobre o tema.
Educadores, pais e responsáveis inspirem-se nessas dicas, como já faz o grupo ambiental Plantar Hoje para Colher Amanhã!
Adicione um comentário