O vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta sexta (21) de agosto, durante coletiva de imprensa, junto ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas; aos secretários estaduais, de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; de Educação, Rossieli Soares; ao coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, José Osmar Medina e João Gabbardo dos Reis, novas informações sobre a pandemia do coronavírus.
Rodrigo anunciou a 11ª atualização do Plano SP, que já está vigente há cerca de 80 dias. “Cinco regiões progrediram e nenhuma região ficou classificada no vermelho”, disse. Os municípios de Registro, Franca progrediram para a fase 2 (laranja) e Barretos para a fase 3 (amarela). As região Oeste e Norte também avançaram para a fase amarela. Com isso, o vice-governador revelou que 88% da população do Estado vive em regiões na fase amarela do Plano SP. “A epidemia está em declínio no Estado de São Paulo. Começamos a sair do platô”, enfatizou.
Além disso, Garcia informou que será realizado inquérito sorológico nos alunos e professores de toda a rede estadual, para verificar a evolução da pandemia. Rossieli anunciou que a próxima semana, de 24 a 28 de agosto, haverá de descanso para os alunos e professores da rede, mas, no Centro de Mídias, serão disponibilizadas atividades lúdicas e de entretenimento.
Vinholi afirmou que os casos confirmados de coronavírus tiveram queda de 51% na Capital, 22% na Grande São Paulo e 13% no interior, bem como as mortes, que tiveram declínio de 12% no interior e 24% na Capital.
CAPITAL- Covas anunciou a publicação, nesta sexta (21), de uma portaria da Prefeitura de São Paulo, que prevê a abertura pelo período de 8 horas. Escritórios, concessionárias, imobiliárias, academias, barbearias e salões de beleza, podem funcionar por 8 horas, de forma corrida ou fracionada; bares, restaurantes e similares, por 8h, porém, até às 22h; comércio de rua das 10h às 18h; shoppings populares, das 5h às 13h e shoppings centers das 12h às 20h. O prefeito também anunciou a volta dos horários regulares dos 70 parques municipais de São Paulo, mas de segundas às sextas-feiras, das 6h às 18h. Com exceção do Ibirapuera, que volta a funcionar das 6h às 00h, em dias de semana; o Parque do Povo das 6h às 22h e o Parque Municipal Chácara do Jockey, das 6h às 20h.
BOLETIM- O secretário de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, atualizou o número de casos no Estado:
– 735.960 casos confirmados
– 28.155 óbitos
– 5.166 internações em UTI
– 6.823 internações em enfermaria
Gorinchteyn revelou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 56,8% e na Grande São Paulo de 54,8%.