Opinião

A felicidade é possível

1- Quando acordar, espreguice e imagine positivamente as coisas que você irá fazer ao longo do dia. Desta forma você prepara o seu subconsciente para que saia como você imaginou. Mas fique flexível se houver mudanças.
2- Anote em uma agenda todas as coisas importantes que tem para fazer no seu dia, não confie somente na memória. O cérebro é eficiente quando os pensamentos estão associados à ação no presente.
3- Faça um caderno com seus projetos de curto, médio e longo prazo. Divida os projetos dentro das 5 saúdes; saúde física, mental, financeira, família e social. Leia as anotações pelo menos 3 vezes por semana.
4- Ao sair para trabalhar, não estimule a raiva, mesmo que você pegue muito transito. Coloque uma música relaxante e aproveite o percurso. Lembre-se; as emoções negativas geram hábitos negativos difíceis de serem eliminados.
5- Pratique pelo menos uma atividade física que você sinta prazer. O exercício libera endorfinas quando é feito com prazer e não por obrigação.
6- Quando encontrar as pessoas no seu caminho, sorria para elas, crie um ambiente pacífico e alegre. Saiba que as pessoas são mais importantes do que os seus problemas. Coloque o amor por elas acima de qualquer coisa.
7- Faça pelo menos 10 minutos de meditação três vezes por semana. A meditação é o treinamento da mente e ajuda a eliminar os excessos de pensamentos. Sente-se de forma confortável, com a coluna ereta, feche os olhos e preste atenção por 10 minutos na respiração natural.
8- Evite assistir programas de TV ou radio com notícias negativas. As notícias negativas geram sentimentos negativos. Prefira assistir a um filme, ler um bom livro, ou ter um bate papo gostoso, ou exercício, namoro… etc. Se você pensar: “Se eu não ver as notícias vou ficar desinformado”! Saiba que ficará informado das coisas boas da vida. A nossa mente se acostuma com o que damos a ela.
9- Quando for comer não coma por prazer. Esta é a maior armadilha que podemos cair. Sempre que comemos por prazer, comemos mais do que o necessário e procuramos alimentos pesados que, embora gostosos, são de difícil digestão. Esta atitude traz muitas doenças a médio e longo prazo. Lembre-se; o nosso corpo é o bem mais precioso que temos. Portanto, cuide dele com carinho e atenção, afinal, quanto tempo mais você vai viver nele?
10- Quando estiver aborrecido, ansioso, com medo e as coisas não estiverem boas, saiba que, estas situações, são nossas projeções passadas que estão refletindo agora, mesmo que a gente não lembre do momento em que estas projeções foram iniciadas. As coisas no universo seguem um caminho natural e situações boas ou ruins vão acontecer, sem que tenhamos controle total sobre elas. Portanto, aprenda a aceitar o que Deus está oferecendo por pior que possa ser no momento. O ruim nunca é ruim sempre.
11- Faça destas atitudes hábitos repetitivos, assim como você escova os dentes todos os dias. Disciplina é: “Fazer alguma coisa que não é natural, até que ela se torne natural e espontânea”. Namaste.

Prof. Almir de Carvalho é especialista em acupuntura pela Universidade de Beijing (China), pós graduado em yoga pela FMU.