ARY SILVEIRA BUENO

A Potencialização das Competências Humanas

Em 11 de setembro, o consultor Carlos Manoel Freitas, fez post no LinkedIn sobre interessante tema: A Importância das Competências Humanas.
Em alguns dos poucos parágrafos que escreveu, uma útil contribuição, segue:
“Peter Drucker, o pai da Administração moderna, descreveu o homem como possuidor de poucas competências em que ele realmente se destaca.
Segundo Drucker, para ter os melhores resultados, as organizações deveriam focar esforços no desenvolvimento máximo dessas habilidades distintas de cada profissional.
É muito mais fácil ir de uma performance de primeira classe para uma de excelência do que sair da incompetência para a mediocridade”.
“As organizações pecam quando não usam o melhor de seus colaboradores e insistem em fazê-los exercer funções descoladas de suas competências”.
Faz todo sentido a genial visão do Prof. Drucker, acima descrita.
Comentando o parágrafo acima, o Curador Nacional do Brasil Digital para Todos, Francisco Soeltl escreveu sobre a aplicação da tese do Prof. Drucker:
“Potencializar as competências naturais das Pessoas, alocando-as em iniciativas de seus interesses, que atendam aos objetivos das organizações para as quais trabalham, promovendo a colaboração com seus pares, com suas competências complementares, com certeza produz melhores resultados e potencializa a felicidade de todos”

Aplicação da tese de Drucker com
a do livro: O Grande Potencial
de Shawn Achor
Neste livro, são cinco as estratégias para se chegar mais longe na Gestão de Pessoas, as quais revelam que o efetivo Sucesso só é alcançado através de um Verdadeiro Time, em cada Organização e ainda considerando as suas interconexões empreendedoras.
O autor Shaw fala em Círculo Virtuoso para criar e elevar o Potencial das Pessoas, potencializando suas habilidades.
Em estudos e pesquisas em dezenas de países, oriundas dos campos da neurociência, psicologia e análise de redes, o autor que é reconhecido e reverenciado como um dos maiores especialistas em felicidade e potencial humano, introduz os conceitos de Pequeno Potencial e Grande Potencial.
Segundo ele, no Pequeno Potencial, que é limitado, nós podemos alcançar sozinhos e o segundo é o Sucesso e o Desenvolvimento, alcançados somente em Verdadeiros Times.
Diz ele: “Ao nos afastarmos dos outros ao nosso redor e buscarmos o sucesso isoladamente, acabamos não apenas nos desconectando dos que nos cercam, mas limitando o que podemos alcançar”.
Ele complementa dizendo que, ao ajudarmos os nossos pares profissionais a se desenvolverem, contribuímos para o Sucesso pessoal e coletivo.
Para atingir o Grande Potencial, o autor menciona cinco estratégias para multiplicar o positivo e facilitar cada vez mais o progresso: Cercar-se de influências positivas; Expandir o seu poder ajudando as pessoas a liderar em qualquer posição; Aprimorar os seus recursos transformando-se em um Prisma de Elogios; Defender o sistema contra ataques negativos, e Sustentar suas conquistas usando o coletivo a seu favor.

O autor afirma:
“O seu sucesso, o seu bem-estar e o seu desempenho estão conectados ao sucesso, ao bem-estar e ao desempenho dos outros. Dessa forma, ao ajudar os outros a se tornarem pessoas melhores, levamos nosso potencial a outro nível”.
Conhecendo as duas simples e claras teses, podemos afirmar que devemos conectá-las para alcançarmos a Potencialização das Competências Humanas?
Se sim e cremos nisso, sigamos então os Mestres Drucker e Achor, para mais e melhores Realizações.