01/03/14
Em Janeiro eu estava com o carro na oficina. Num sábado, minha neta Heloiza pediu-me para irmos assistir o filme Frozen no Shopping Plaza. Lá, com a rede Cinélopolis, é um prazer irmos ao cinema. Com as salas mais modernas do país, tanto em tecnologia, conforto, limpeza, como atenção por parte dos funcionários.
O drama começou ao procurarmos um táxi. Nada no ponto da Rua Dr. Fláquer, nada no ponto da Rua Padre Lustosa da Matriz , assim como no da Praça Lauro Gomes. Como tínhamos tempo, pois a primeira sessão já tinha sido perdida, minha neta quis conhecer a praça.
Sem um banco para sentar, pois as barracas ainda não montadas ficam em frente aos bancos, fiquei a espera dela, de olho, enquanto ela circulou pela praça. Achou a fonte linda, apesar de toda depredada. Nos seus dez anos me disse que aquela praça “ já devia” ter sido muito linda!
Eu então lhei contei que quando ela foi inaugurada, que a fonte fazia lindos desenhos de luzes e água. Que o jardim com sua grama, plantas e árvores com um verde exuberante, era muito bem cuidada. Que nos fins de semana foi ali que muitos namoros começaram. Que o “ footing” fazia parte das andanças dos rapazes e das moças. ( expliquei o que era o footing)
Lembrei então que em frente à Escola Iracema Munhoz eram feitos os comícios e apresentações de artistas do rádio e TV, como Roberto Carlos, Moacir Franco e outros.
As escolas ou clubes promoviam suas gincanas na praça. Corrida nos sacos, ovo na colher subindo uma escada, andar numa bicicleta da forma mais lenta, quase sem sair do lugar, a corrida das moças sentadas em carriolas com os rapazes as conduzindo, entre outras brincadeiras saindo vencedor o casal em que o cronômetro marcava o menor tempo.
Nas sextas-feiras ao sairmos do Colégio João Ramalho, que ficava próximo ao Paço da Cidade, seguíamos a pé para a praça para papear. Qualquer dia coloco aqui as fotos dessa época.
Ela ficou admirada por eu mostrar com as lembranças de como curtimos o local. Infelizmente devido vândalos e assaltantes no local ela teve que ser toda rodeada por grades, ou “enjaulada”.
Concluindo: Consegui um taxi que circulava pela Rua Marechal Deodoro, pois no ponto da praça, não chegou nenhum.
O filme Frozen, da indústria cinematográfica Disney, que voltou às lindas histórias de fadas, deliciou a neta e a avó. O dia valeu!
Desejo aos amigos um bom carnaval.
Um abraço, Didi
Divanir Bellinghausen Coppini (Didi) é escritora e voluntária em São Bernardo – e-mail: dibelligh@yahoo.com.br