Fabio Picarelli Opinião

A zeladoria no Parque Andreense e Paranapiacaba

Você sabe o que é zeladoria? Com certeza você já leu ou ouviu esta palavra em algum lugar. Pelo dicionário virtual significa serviço ou função de cuidar, proteger e manter a ordem e a conservação de um local, seja público ou privado. É uma das atividades mais importantes, nem sempre reconhecida.
O próprio nome sugere: “zelar pelas instalações”.
Na prática, é fundamental os serviços prestados para melhorar a infraestrutura urbana e a qualidade de vida do cidadão .
Sim, porque requer limpeza, conservação e segurança de todos. E deixar tudo limpo evita uma série de problemas, inclusive de saúde.
De domingo a domingo a Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, através da Gerência de Administração e Infraestrutura, realiza serviços de roçagem; nivelamento do solo para garantir mais segurança aos pedestres e melhorar as condições de tráfego; britagem, podas de árvores; cortes de mato alto; capinação, limpeza e pintura de equipamentos públicos. Um trabalho contínuo, faça sol ou tempo ruim. Somente quando é período de chuvas intensas o serviço deixa de ser realizado pelas próprias circunstâncias.
Durante os seis primeiros meses do governo Gilvan Ferreira à frente de Santo André foram executados quase 60 Km de zeladoria pela Subprefeitura. São pedidos da comunidade através dos canais oficiais da Prefeitura ou mesmo de vistorias efetuadas pelas equipes da administração.
Já percorremos bairros do Parque Andreense, do Jardim Guaripocaba, do Parque América, do Jardim Anchieta, do Jardim Represa, do Parque Rio Grande e de Paranapiacaba. Só para citar, vias como Guaíba, Araçaúva, Manacá, Astorga, Angélica, Jandaia do Sul, Marechal Rondon, Bom Sucesso, e estradas Princesa Leopoldina, Velha do Mar, Adutora Rio Claro, Rio Pequeno e Paranapiacaba já foram contempladas este ano.
Se houver algum local que não passamos até o momento, fique tranquilo porque as demais regiões estão dentro do cronograma traçado até o final do ano. Todos esses acima também não sairão do nosso radar. O formato das ações é de vai-e-vem constante.
Priorizamos, naturalmente, os pontos mais críticos do Parque Andreense e dos caminhos que levam até a vila de Paranapiacaba. A região está situada em área de proteção manancial e alguns lugares é de difícil acesso. São vias de terra e cascalho, que chamam a atenção de trilheiros, onde veículos e máquinas de grande porte não conseguem adentrar. Mas é nosso dever zelar pela região que nos compete sem agredir a natureza e o habitat dos animais. Preservar e respeitar aquela beleza natural é um dever de todos.
Ao mesmo podemos deixar de pensar no desenvolvimento sustentável.
Servidores capacitados se empenham ao máximo para fazer a manutenção de todos os terrenos. Alguns serviços foram executados em conjunto com a Defesa Civil e outras secretarias, como Obras.
Contamos sempre com a ajuda da população para manter a casa em ordem e em equilíbrio.
Denúncias e sugestões são analisadas para tomar providências futuras. Os canais de comunicação são o aplicativo Colab, o SIA (Sistema Integrado de Atendimento) e os postos de atendimento instalados nas sedes administrativas do Parque Andreense (no Km 39,5 da rodovia Índio Tibiriçá) e Paranapiacaba.
Nosso objetivo é deixar os bairros cada vez mais bem cuidados!

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário