Esportes

ABC chega aos Jogos Paralímpicos com oito paratletas

Samuel Conceição: recordista mundial nos 400m da classe T20

   Chegou a vez dos Jogos Paralímpicos. Na quarta (28), têm início em Paris os Jogos Paralímpicos. O Brasil terá 280 participantes, sendo 255 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo, totalizando 280 competidores na capital francesa.

   O ABC será representado por 8 paratletas, que nasceram nas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Diadema. São eles: No atletismo, Alessandro Rodrigo da Silva (Santo André), Henrique Caetano da Silva (Mauá), Samuel Oliveira Conceição (Santo André), Verônica Silva Hipolito (São Bernardo), Júlio César Agripino dos Santos (Diadema) e Marcos Jose Silva dos Santos (São Bernardo). Na Bocha, a representante será Evelyn Vieira de Oliveira, que nasceu em Mauá. No Judô, Rebeca de Souza Silva, nascida em São Bernardo.

   Nascido em Santo André, Samuel Conceição, recordista mundial nos 400m da classe T20 (deficiência intelectual), participa de sua primeira Paralimpíada. “Não estou indo a Paris atrás de recorde, só quero chegar na frente dos meus adversários. O foco é ganhar uma medalha, não importa a cor”, conta Samuel, que estabeleceu o recorde mundial na sua prova no Parapan-Americano de Santiago (CHI), em 2023, com o tempo de 46s48.

   Samuel conta que, antes de virar um dos melhores paratletas do mundo, tentou praticar outras modalidades. Na adolescência, tentou futebol, vôlei e basquete. “Um amigo comentou do meu porte físico e sugeriu que eu fizesse atletismo. Assim, cheguei ao Centro de Excelência Esportiva em 2014. Comecei com salto em altura, depois passei para salto triplo, 400m com barreiras e 400m rasos. Fazia todas elas, mas as dores na região do púbis me limitaram. Foi aí que por orientação do meu técnico passei a me dedicar somente aos 400m rasos”, explica.

   Samuel entra na pista do Stade de France para as classificatórias dos 400m T20 na segunda (2) de setembro. Caso avance, disputa a final, na terça (3) de setembro.

   “Estamos muito esperançosos de que nossos atletas tenham as suas melhores trajetórias da carreira”, afirmou o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008), Mizael Conrado.