A 8ª edição do Ranking Cidades Amigas do 5G, divulgado na terça (12), durante o Painel Telebrasil Summit 2023, reconheceu, dentre 201 municípios, quatro cidades do ABC como as que mais estimulam a conectividade, com leis modernas e sem burocracia para a instalação de antenas e infraestrutura de telecomunicações. Na lista deste ano, São Bernardo foi destaque como uma das dez cidades que mais avançou no ranking. O município ocupava a 149ª posição em 2022 e passou para o 80º lugar este ano.
De acordo com o levantamento, uma melhor posição no ranking significa que a cidade está melhorando o acesso à internet do cidadão e trazendo investimentos para o município.
Santo André ocupava, em 2022, a 61ª posição e, este ano passou para o 57º lugar. São Caetano, que não apareceu na lista ano passado, este ano ficou em 99º no ranking. Mauá passou da 138ª posição em 2022 para a 156º lugar este ano. Para elaboração do estudo são avaliados fatores como restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação de Estações Rádio Base (ERBs) e Redes (subterrâneas ou aéreas) nas cidades. De acordo com o levantamento, 47 das 201 cidades analisadas alteraram suas legislações nos últimos 12 meses.
No Estado de São Paulo, 18 municípios atualizaram leis referentes a instalação de antenas e infraestrutura de telecomunicações.
Primeiras colocadas
Entre as dez primeiras colocadas no ranking, nove são do Estado de São Paulo. Americana ficou em primeiro lugar, seguida por Jacareí (2º), Pindamonhangaba (3º), Indaiatuba (4º), Jaú (5º), Mogi Guaçu (6º), Bauru (7º), Itu (9º) e Araraquara (10º).
Foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil