Cidades

ABC inicia Operação Impacto Metropolitano, com 2 mil policiais militares e 500 viaturas

Ação da Polícia Militar envolveu 2 mil agentes e 500 viaturas, além do helicóptero Águia e é considerada a maior já realizada no Estado de São Paulo
(Foto: PMSBC)

Os sete municípios do ABC deram início, nesta quarta (17), a Operação Impacto Metropolitano. A ação da Polícia Militar envolveu 2 mil agentes e 500 viaturas, além do helicóptero Águia e é considerada a maior já realizada no Estado de São Paulo.

Segundo o Comandante do Policiamento Metropolitano, Caio Marques de Oliveira, somente nesta quarta (17), com o início da operação, 17 pessoas foram presas. “Hoje realizamos uma ação policial marcante para a região do ABC e estamos fazendo história com 2 mil policiais. A operação nem havia começado e realizamos a prisão de 17 pessoas”, afirmou o comandante.

Além da Polícia Militar, a operação irá mobilizar a Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental, Força Tática, BAEP, Cavalaria, Canil e policiamento de moto, assegurando cobertura terrestre e aérea em pontos estratégicos das cidades. A Guarda Civil Municipal (GCM) dará suporte à Polícia Militar durante a operação.

Início da ação contou com a presença da prefeita de São Bernardo, Jéssica Cormick, dos prefeitos de São Caetano, Tite Campanella, e Ribeirão Pires, Guto Volpi, da vice-prefeita de Rio Grande da Serra, Vilma Marcelino, e secretários municipais de Segurança

“Os índices criminais estão em queda no ABC. Mas, precisamos passar a sensação de segurança para as pessoas. Com operações como essa e com constância, no dia a dia, em conjunto, temos avançado. Segurança é um dos temas mais importantes para a população. Aqui em Santo André, bandido não terá vez e a luta será firme contra a criminalidade” disse o prefeito de Santo André, Gilvan Júnior.

Na ocasião, Gilvan revelou que, nos próximos dias, Santo André irá ganhar câmeras de reconhecimento fácil. “Vamos ter um sistema dedicado de reconhecimento facial instalado na sede do Centro de Operações Integradas (COI), que contará com 900 câmeras, aumentando ainda mais a sensação de segurança da população de Santo André”, pontuou Gilvan.

 “Os indicadores criminais, em todo o ABC, vêm em uma tendência de queda acentuada. Isso é fruto do Plano de Policiamento Inteligente, onde conseguimos mapear as áreas de interesse de segurança pública alocando os ativos operacionais quando e onde precisam. Sabendo o tipo de delito, o modus operandi do criminoso e os horários e as concentrações, isso no ABC vem fazendo a diferença. Registramos aumento da produtividade e a queda dos indicadores criminais”, explicou o Coronel Carlos Lucena.

O Comandante do Policiamento Metropolitano, Caio Marques de Oliveira, ressalta que foi criado um site, que usa a inteligência artificial para coordenar os dados. “Para aumentar a eficiência e a eficácia da operação, criamos um bio site, com inteligência artificial para coordenar e organizar os ativos operacionais. É feita uma combinação de pessoas, viaturas e os principais delitos. O site é alimentado por parcerias com as demais instituições, organizações e poderes públicos. Temos integrados neste sistema mais de 130 programas de Vizinhança Solidária do ABC. Um quarto deste programa no Estado está localizado no ABC. Até às 13h desta quarta (17), tivemos 17 presos por causa dessa boa coordenação”, disse.

O início da Operação Impacto Metropolitano contou com a presença da prefeita de São Bernardo, Jéssica Cormick, dos prefeitos de São Caetano, Tite Campanella, e Ribeirão Pires, Guto Volpi, da vice-prefeita de Rio Grande da Serra, Vilma Marcelino, e secretários municipais de Segurança. 

BALANÇO – Somente na quarta (17), a Operação Impacto Metropolitano prendeu 31 pessoas nas cidades do ABC, registrou 180 autos de infração, aprendeu 5,2 kg de drogas, registrou cinco furtos e capturou sete procurados pela justiça.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário